Botafogo e Copa do Brasil. A competição lembra eliminações traumáticas, mas também remetem esperança ao torcedor. Em 2012, o campeonato é visto como prioridade pelo clube, mas o empate por 1 a 1 com o Treze (PB) no jogo de ida, logo na primeira fase, despertou arrepios mais uma vez. Nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, é dia de jogar contra um fantasma histórico e vencê-lo de uma vez por todas.

Continua depois da publicidade

O que diferencia o Botafogo atual dos outros tantos que fracassaram nos últimos 23 anos de Copa do Brasil é o estado de espírito. Agora, mesmo vinda de tropeço fora, a equipe está instruída a jogar com otimismo de sobra. A ordem é do técnico Oswaldo de Oliveira.

– Não deixo totalmente de lado o histórico do Botafogo na competição, mas não é algo que traumatize. Não queremos atrair coisas ruins para a gente. Nossa intenção é jogar sem estresse – disse o treinador.

Na última quarta-feira, o vice-presidente de futebol do Botafogo, André Silva, afirmou que a eliminação na Copa do Brasil seria um “desastre” e isso afetaria o planejamento do clube para o restante da temporada. Porém, nem mesmo toda pressão parece ter assustado o elenco.

Apenas em 1997, diante do Vitória(BA), o Botafogo caiu na primeira fase. No entanto, foi eliminado na segunda fase por quatro vezes nos últimos sete anos. Para esta quarta, Loco Abreu, ícone no título estadual de 2010, está pronto, sem dor muscular.

Continua depois da publicidade