Em partida muito equilibrada até os últimos minutos, o Botafogo deixou escapar a chance de sair da zona do rebaixamento e apenas empatou em 1 a 1 com o Vitória, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Moacyrzão. Emerson Sheik marcou para o Alvinegro e Dinei empatou para o Rubro-Negro baiano.

Continua depois da publicidade

Com o empate, Botafogo e Vitória continuaram nas posições em que começaram a rodada – 17ª e 15ª, respectivamente. O Botafogo segue na zona da degola, com cinco pontos, um a menos que o Flamengo, em 16º lugar, e o próprio Rubro-Negro baiano. Na próxima rodada, o Botafogo vai até Presidente Prudente para enfrentar o Palmeiras, no Prudentão, quarta-feira, às 19h30. Já o Vitória, no mesmo dia, porém às 21h, encara o Goiás, no Serra Dourada.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou com o Vitória melhor organizado e marcando sob pressão a saída de bola do Botafogo, que não conseguia organizar as jogadas de ataque. Já aos 12 minutos, o time visitante teve a primeira chance de gol: Bolivar dormiu no ponto e Souza apareceu de cara para o gol, o atacante tirou o goleiro Renan da jogada, mas ficou sem ângulo e bateu para fora. Cinco minutos mais tarde, em contra-ataque rubro-negro, Marquinhos abriu espaço na entrada da área e soltou uma bomba por cima do travessão.

Aos 25 minutos, mais uma ofensiva do Vitória. Caio, ex-Botafogo, partiu em velocidade, invadiu a área e chutou por cima do gol. A partir daí o Alvinegro conseguiu melhorar um pouco na partida. A primeira chance clara de gol foi com Wallyson, que recebeu na entrada da área, abriu espaço e soltou uma pancada, mas a bola foi para fora, passando muito perto da meta de Wilson.

Continua depois da publicidade

O time carioca conseguia boas jogadas pelo lado direito do campo, sempre com Edilson e Lucas. E foi em uma dessas jogadas que Lucas cruzou por baixo, a bola passou por Wilson e chegou limpa para Wallyson, livre no segundo pau. Mas o atacante completou para fora com o gol aberto.

Aos poucos, o Alvinegro ia se organizando e aumentando a posse de bola. Posse de bola essa que rendeu, aos 41 minutos, quase o primeiro gol do time carioca na partida: Lucas recebeu passe de escanteio na área, surpreendeu a zaga do Vitória e bateu tirando tinta do travessão. Mas não tardou para o gol do Botafogo sair. Um minuto mais tarde, Alemão cortou mal o cruzamento na área, Emerson pegou a sobra na meia-lua e soltou a bomba na gaveta de Wilson.

SEGUNDO TEMPO

No intervalo, Vagner Mancini tirou Airton, que alegou cansaço, e colocou Gabriel. A segunda etapa começou com o Vitória com mais disposição e intensidade, tentando equilibrar a partida. Porém, era o Botafogo que tinha as chances mais perigosas.

Aos 15 minutos, Zeballos achou Edilson pela direita, o camisa 33 bateu cruzado e obrigou Wilson a praticar bela defesa. Cinco minutos depois, Júnior Cesar fez grande lançamento para Zeballos na área, mas o argentino demorou muito e a defesa acabou levando a melhor.

Continua depois da publicidade

O técnico Jorginho resolveu promover alterações a fim de dar mais movimentação no meio de campo do Vitória. E deu certo. Com as entradas de Dinei, Willie e Cáceres, o Rubro-Negro começou a ter mais posse de bola. E, de tanto insistir, saiu o gol de empate dos visitantes. Aos 23 minutos, Renan saiu mal em cruzamento de Tarracha e Dinei teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

O Alvinegro tentava sair jogando para retomar à frente no placar. Aos 28 minutos, Wilson falhou ao cortar o cruzamento de Wallyson. A bola caiu nos pés de Sassá, mas o atacante mandou muito mal, para longe do gol. Dois minutos mais tarde, foi a vez do Vitória assustar.

Em contra-ataque, Marquinhos recebeu na área mas, em vez de chutar, preferiu o passe para Willie, que viu Gabriel cortando no momento do chute. O Botafogo ainda tentava bolas alçadas na área do Vitória, mas todas sem sucesso e efetividade. No último minuto de jogo, o Vitória ainda teve uma chance de vencer em cobrança de falta de Airton. Mas a bola foi para fora, para sorte do Botafogo, que saiu apenas com o empate de Macaé.

lancepress!