Na noite desta quarta-feira, no Maracanã, mais uma das coisas que só acontecem ao Botafogo. Equipe carioca foi amplamente superior durante grande parte da partida, colecionou chances perdidas e, num contra-ataque rápido, acabou cometendo um pênalti que virou gol pelos pés de Canales.
Continua depois da publicidade
A derrota por 1 a 0 coloca o alvinegro na segunda colocação do grupo 2 da Copa Libertadores. Com 7 pontos, o Botafogo está atrás apenas da própria equipe do Unión Española, que chegou aos 9. Independiente del Valle e San Lorenzo completam o grupo com 5 pontos cada.
Na última rodada, o time brasileiro depende apenas de suas forças para chegar às oitavas de final da competição. O Botafogo fecha a sua competição na primeira fase diante do San Lorenzo na Argentina. Se conseguir conquistar pelo menos um empate, os brasileiros avançam.
O Jogo
O primeiro tempo foi de ataque contra defesa. O Botafogo criou diversas oportunidades e chutou várias vezes contra o gol defendido pelo goleiro Diego Sánchez. O meia uruguaio Lodeiro finalizou com perigo contra o gol do Unión aos 38 e aos 45 minutos, insuficiente para tirar o zero do marcador. A equipe carioca ainda insistiu na bola aérea e nos lançamentos diretos para o ataque. Aos 31, uma obra de arte. Jorge Wagner, camisa 10 do Botafogo, aplicou um lindo lençol de calcanhar no marcador para completo delírio da torcida presente no Maracanã.
Continua depois da publicidade
Recuado e acuado, o Unión quase nada criou na primeira etapa. Quando teve a bola, a equipe chilena apresentou pouca criatividade e não conseguiu, durante toda a primeira etapa, oferecer perigo ao goleiro Jefferson, que pouco trabalhou no primeiro tempo.
O segundo tempo começou muito parecido com os primeiros 45 minutos de jogo. O alvinegro seguiu pressionando. Logo aos seis minutos, a equipe carioca perdeu um gol incrível: após falha da zaga do Unión, o atacante Henrique finalizou de dentro da pequena área, a bola bateu no goleiro Sanchez e sobrou para Jorge Wagner. O ex-colorado bateu forte, e mais uma vez Sanchez apareceu para salvar. Após o segundo rebote, foi marcado impedimento de Henrique. A esta altura, o Botafogo colecionava chances perdidas.
Após os lances desperdiçados por parte do Botafogo, o Unión Passou a se organizar melhor na partida. A equipe chilena conseguiu equilibrar a posse de bola e até ensaiou alguns contra-ataques, embora inicialmente sem levar o mesmo perigo que as investidas botafoguenses.
Em uma escapada rápida ao ataque, o atacante Sebastián Jaime escapou em alta velocidade pela ponta esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Julio Cesar. O árbitro assinalou a penalidade máxima e ainda apresentou o cartão amarelo ao jogador do Botafogo. Na cobrança, Canales deslocou o goleiro Jefferson para abrir o placar no Maracanã.
Continua depois da publicidade
O gol chileno mudou de vez a cara da partida. O Unión Española passou a valorizar a posse de bola, diminuindo o ritmo do jogo a cada nova posse. Quando o Botafogo conseguia recuperar a bola, atacava de maneira desorganizada, com muitas ligações diretas ao ataque e poucas chances de gol. Os últimos minutos da partida mostraram um Botafogo desesperado, tentando atacar de qualquer maneira. O Unión se fechou, não permitiu que o clube carioca criasse novas chances de gol e conquistou uma importante vitória na Copa Libertadores. O time chileno agora tem 9 pontos é líder do grupo 2. O Botafogo é vice, com 7 pontos.