A Bósnia-Herzegovina é o 81º país a disputar uma Copa do Mundo. O país de 4 milhões de habitantes e dos jogadores Dzeko e Ibisevic terminou na liderança do Grupo G na semana passada.
Continua depois da publicidade
Será a 20ª edição de Mundial e todas tiveram a participação de ao menos uma seleção estreante. Dezessete países jogaram o Mundial só uma vez. Casos de Índias Orientais Holandesas – atual Indonésia, que foi goleada pela Hungria por 6 a 0 em sua única uma partida – além de Cuba (1938), Israel (1970), Haiti (1974), Kuwait (1982) e China (2002).
Há casos de países que foram desmembrado e geraram novos Estados. Com o fim da União Soviética em 1991 e a queda do regime socialista no Leste Europeu, que extinguiu também a Tchecoslováquia, Iugoslávia e reunificou a Alemanha.
Novos países
A antiga Iugoslávia é o país que mais deixou frutos no futebol de seleções. A Bósnia será o quinto Estado ex-iugolavo a disputar uma Copa. Surgido em 1929, a Iugoslávia, de maioria sérvia, reuniu em 1945 seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina). Esta seleção disputou oito Copas, a última delas na França, em 1998. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, as repúblicas exigiram a soberania.
Continua depois da publicidade
Dois anos depois, a Eslovênia alcançou sua independência, seguida da Croácia, que esteve nas Copas de 1998, 2002 e 2006. Os eslovenos foram ao Mundial do Japão e da Coreia do Sul e da África do Sul. A Bósnia obteve sua independência após uma sangrenta guerra com os sérvios (e que deixou alguns jogadores da atual seleção como refugiados na infância), terminada com a assinatura do Acordo de Dayton em1995, que estabeleceu os limites territoriais do país.
O caso mais controverso das seleções da ex-Iugoslávia é o da Sérvia. Em 2006, Montenegro se separou dos sérvios perto do Mundial a declaração de independência foi proclamada há oito dias da estreia. Ainda assim, a seleção sérvia e montenegrina atuou na Alemanha. Somente em 2010 a Sérvia jogou como tal uma Copa. Os montenegrinos ainda não disputaram de forma independente.
URSS e Tchecoslováquia
A queda da URSS gerou outros 14 países, além da própria Rússia (cerne da ex-república comunista), que continuou com a maior parte do território. Um desses novos estados que disputou uma Copa do Mundo é a Ucrânia, que esteve na Alemanha.
A própria Rússia é considerada um país a mais nesta lista, já que passou a disputar os Mundiais com outro nome. Sendo assim, enquanto a URSS tem sete participações, a Rússia tem duas – mais a de 2014. Embora os russos considerem que o país tenha nove participações em Mundiais, o próprio fato de uma nova federação de futebol ter emergido da dissolução da URSS rebate esta tese.
Continua depois da publicidade
Outro país que desmembrou em outros dois que também já foram a Mundiais é a Tchecoslováquia, que disputou oito Copas até 1990. A divisão ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, e resultou no surgimento de dois novos países: República Tcheca e Eslováquia. A primeira esteve em 2006 e a segunda no mundial sul-africano, em 2010.