O Circuito de Baku, palco do GP do Azerbaijão, conta com longas retas, curvas mais lentas, trechos estreitos e velocidades que podem passar de 315 km/h em determinados pontos da pista. Nesta quinta-feira (18), o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto projetou a corrida, mirando a oportunidade de seguir com boas colocações e pontuando na Fórmula 1.

Continua depois da publicidade

Além de Bortoleto: Os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

— É definitivamente um dos circuitos mais difíceis do ano, os circuitos de rua com baixo downforce são sempre difíceis. Espero que possamos lutar pelas mesmas posições das últimas corridas, seria bom marcar pontos e acho que é sempre um impulso de confiança quando temos algo real pelo qual lutar — disse o piloto.

Gabriel aponta que Baku exige uma configuração de baixa carga aerodinâmica dos carros, cujo ajuste permite que eles andem o mais rápido possível nas retas. É um atributo semelhante ao Circuito de Monza, que sediou o GP da Itália há duas semanas.

Em Monza, Bortoleto completou a corrida na oitava colocação, faturando mais quatro pontos para a Sauber. O brasileiro chegou à pista italiana com favoritismo, já que o C45, carro da Sauber de 2025, vai bem em pistas de alta velocidade e com retas extensas.

Bortoleto apontou que Baku e Monza não são necessariamente tão parecidas. Porém, compartilham, de fato, algumas propriedades que podem favorecer tanto a ele, quanto ao colega de equipe Nico Hulkenberg.

Continua depois da publicidade

— Acho que obviamente há uma diferença, mas (Baku) ainda é, digamos, uma pista de downforce baixo – no sentido de que tem retas muito longas e velocidade máxima elevada. Isso pode ser positivo. O pelotão intermediário está muito disputado. Então, se você encontrar um bom balanço no carro e obtiver um bom desempenho, pode chegar lá. Mas também depende de como você se sente com o carro e da configuração desenvolvida ao longo do fim de semana. — concluiu.

A Sauber ocupa a oitava colocação no campeonato de construtores com 55 pontos, 11 a mais que a Haas. Bortoleto subiu para 16º lugar no Mundial de pilotos, atingindo 18 pontos após o GP da Itália. Hulkenberg é o décimo, com 32.

Leia também

Ex-árbitro e comentarista, Leonardo Gaciba revela que “escapou” de três acidentes com mortes

Novo país receberá a final da Copa Sul-Americana 2025

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão

**Com informações do GE