O aumento de casos de dengue em Blumenau no início deste ano tem feito a prefeitura optar por medidas mais drásticas e reativar uma força-tarefa para combater o mosquito transmissor da doença. Só no primeiro mês de 2024, já foram identificados 538 focos do Aedes aegypti na cidade, com 88 casos da doença confirmados. O cenário preocupa as autoridades, tendo em vista que em janeiro de 2023 se tinha conhecimento de apenas quatro casos de dengue no município, além de pouco mais de 170 focos registrados naquela época.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (5) durante uma coletiva de imprensa. Com o “boom” da doença neste ano, a prefeitura informou que haverá maior fiscalização em Blumenau, onde agentes farão visitas a moradores e até mesmo drones serão usados para buscar possíveis focos do mosquito na cidade.
Além disso, uma campanha de recolhimento de pneus também está entre as ações definidas pelas autoridades neste início de 2024. A população pode solicitar a retirada desse tipo de resíduo pelo telefone (47) 99997-6941. Não será cobrado valor algum pelo serviço.
Santa Catarina registra mais de 600% de aumento em casos de dengue em 2024
Continua depois da publicidade
O secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, ainda mencionou que os lugares mais infestados pelo Aedes aegypti costumam ser o interior das residências e ressaltou a importância da participação dos moradores no combate à dengue.
— Abram as suas casas e permitam que os agentes verifiquem esses locais. Em 2022, nós tivemos sete óbitos. Com o auxílio da população, em 2023, nós conseguimos reduzir os focos, os casos e os óbitos, contabilizando apenas uma morte por dengue. Queremos seguir em 2024 sendo referência e exemplo no combate ao Aedes aegypti. Por isso, nós precisamos que todos estejam envolvidos — disse Lanzarin.

Na coletiva, a prefeitura ainda reforçou que todos os agentes estão identificados e que, em caso de dúvidas, é possível conferir o número que consta no crachá do profissional. Em Blumenau, os bairros mais atingidos pela dengue são Água Verde, Itoupava Central, Progresso, Garcia e Fortaleza, ainda de acordo com as autoridades. Além dos mais de 80 casos confirmados, outros 170 seguem em investigação.
Não há, até o momento, no entanto, nenhum registro de morte por dengue em Blumenau. A população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, no telefone 156 (opção 4) ou pelo número (47) 3381-7770. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Continua depois da publicidade
Sintomas da dengue
A primeira manifestação da doença é a febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza e dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo também estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas, além da perda de apetite, náuseas e vômitos em algumas situações.
Se houver a suspeita da dengue, é importante procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento adequado. Em Blumenau, os Ambulatórios Gerais da Família (AGs) estão localizados nos bairros Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava, Badenfurt e Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também estão à disposição dos moradores. Os endereços e horários constam no site da prefeitura.
Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
Elimine água parada de todos os recipientes;
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
- Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
- Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Blumenau abre matrículas para 13 atividades gratuitas voltadas a crianças e adolescentes
Em quais escolas serão as 310 novas vagas prometidas pela prefeitura de Blumenau