A palavra estante deriva do latim stans, do verbo stare, que significa manterse de pé. A etimologia remete ao móvel tradicionalmente vertical, que há séculos serve de apoio para livros em bibliotecas. Atualmente as estantes assumem diferentes formas e funções no décor, ganhando papéis versáteis e dinâmicos na composição dos ambientes. Na Mostra Casa&Cia, arquitetos e designers exploram as facetas deste elemento que une estética e funcionalidade.
Continua depois da publicidade
No Office Cube, a estante em MDF (foto da capa e acima) ocupa toda a parede do fundo do cômodo, como se estivesse embutida – apesar de ser um móvel de grandes proporções, o efeito visual é de leveza, devido à sensação de pouca profundidade criada. Projetada pelo arquiteto Sidnei Machado para seu próprio escritório de arquitetura, é formada por três módulos compostos por nichos e gavetas.
– A estante tem como função, além de decorar, auxiliar na organização dos espaços. Pode ser usada do quarto à cozinha. Neste caso, como ela ocupa toda a parede, a profundidade fica oculta e as reentrâncias diminuem o peso visual – aponta Machado, que assina o ambiente ao lado da designer Karoline Bernardo.
Na mesma linha de formas retangulares e com foco no papel de organizadora do espaço, o triplo de estantes utilizado pela arquiteta Beatriz Rebello na Sala do Hobby Masculino (foto à esquerda) serve de apoio para garrafas de vinho, livros, quadros apoiados, plantas e objetos decorativos. Com estrutura de ferro galvanizado, o móvel também ganha leveza com a profundidade decrescente das prateleiras, feitas em MDF com laca acetinada.
– Fiz ela vazada para que o fundo do painel de madeira ficasse aparente, e não quebrasse tanto a composição. Assim existe uma continuidade da mesa para a estante. O fato de ser modular também dá mais versatilidade, podendo ser usada em outras disposições, explorando a repetição do volume – destaca a arquiteta.
Continua depois da publicidade

Com estrutura de ferro galvanizado, o móvel ganha leveza com a profundidade decrescente das prateleiras, feitas em MDF com laca acetinada.
Foto: FELIPE CARNEIRO
ESTANTE EM MÓDULOS
Na parte da Mostra Casa&Cia localizada no Passeio Pedra Branca, a arquiteta Radigiane Modernel transformou a casa em escritório e vice-versa no Go Home. Ambiente profissional, mas que também acolhe e serve como área de descanso, o espaço abriga uma estante nada convencional.
Feita em módulos de MDF laqueado, com formas geométricas vazadas, o móvel atribui mais versatilidade e dinamismo à composição do décor, funcionando tanto como aparador para objetos quanto como peça decorativa ela própria.
– Procurei criar um espaço mais alternativo, mais modular. As estantes podem assumir diferentes papéis, tanto para deixar o ambiente mais arrumado quanto como divisórias.
Continua depois da publicidade
A arquiteta destaca que esse modelo de estante permite encaixar outros itens do mobiliário entre os módulos, ampliando bastante a gama de possibilidades da composição e tornando a sensação visual do espaço mais leve.

Estante em MDF laqueado com formas geométricas vazadas pode ser usada em vários arranjos, de acordo com a combinação dos módulos
Foto: HERMES BEZERRA