Nesta quinta-feira (1), o tradicional cortejo de abertura do Animaneco foi realizado no centro de Joinville. O desfile iniciou às 16h na Praça Nereu Ramos e se encerrou na Praça da Bandeira. Diversos bonecos em diferentes tamanhos participaram do cortejo, sendo guiados pela fanfarra do Colégio Celso Ramos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Veja fotos do cortejo:

Segundo Cacá Sena, manipulador de bonecos que participou do cortejo, o Animaneco é o maior festival de bonecos do país.

— O tema do meu boneco é reciclagem, ele é todo feito de papelão. O papelão é um material que a gente encontra gratuitamente em qualquer rua, em qualquer supermercado, aí e faço essa assemblagem. Faço a montagem peça por peça. Eu fiz ele mais ou menos em cinco dias. Ele está completando seis anos de idade. Agora o pai dele é mais velho, fiz ele em 1996, mas já está aposentado — brinca Sena.

Continua depois da publicidade

Conforme Cássio Corrêa, coordenador geral do festival, esse cortejo também é realizado em outros festivais.

— Temos feito nas últimas edições para dar largada no festival e marcar esse início de programação que tem mais de 200 atrações confirmadas, até o próximo dia 11 de agosto, em mais de 10 locais com apresentações sempre gratuitas e com colaboração espontânea de um quilo de alimento não perecível — explica Corrêa.

Durante a noite desta quinta-feira (1), o teatro Juarez Machado recebe uma apresentação internacional. A apresentação “Viejos” (Velhos), do argentino Sergio Mercurio, é um espetáculo de manipulação de bonecos da terceira idade de uma forma pouco convencional. Nessa apresentação, os personagens idosos são apresentados sem reparos, que resistiram ao tempo e ainda são capazes de grandes feitos. O teatro será apresentado às 20h.

No total, serão mais de 200 atrações de nove estados e quatro países se apresentando no festival. As apresentações serão realizadas em Joinville e São Francisco do Sul. A programação pode ser conferida no link.

Continua depois da publicidade

Leia também

Cidade de SC tem concurso público com mais de 60 vagas e salários de até R$ 21 mil

Joinville abre etapa preliminar para novo modelo de gestão em hospital

Baleias dão espetáculo em passagem por São Francisco do Sul