A maior competição de surfe por equipes do Brasil, o Billabong SC Surfing Games – Fast Heat, Circuito Catarinense de Associações – Taça Marcos Bicudo, tem sua segunda etapa (de um total de três) marcada para as praias de Mariscal ou Quatro Ilhas (dependendo das condições do mar), em Bombinhas, neste fim de semana, quando os principais surfistas catarinenses vão se enfrentar representando suas praias.

Continua depois da publicidade

O evento é tradicional desde 2002 e reúne a grande maioria das associações de surfe do Estado. Na primeira etapa, na Praia da Vila, em Imbituba, 19 equipes e 197 atletas, um recorde até agora, brigaram para chegar ao pódio.

As categorias são Open, Júnior, Surf Universitário, Mirim, Iniciantes, Infantil, Master e Longboard, esta última em seu primeiro ano na competição. As equipes também levam um chefe de equipe, um técnico e um juiz com experiência, que contam pontos para o time. Os atletas profissionais também podem participar, pois têm a liberação especial para este evento da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). No total são 14 representantes por equipe.

Para fazer da competição um evento olímpico, as equipes desfilam uniformizadas na abertura, com suas respectivas bandeiras. Postadas diante do Centro Técnico, ao som do Hino Nacional, os atletas escolhidos pelas equipes entregam uma porção de areia da sua praia para a realização da cerimônia das areias, fase de grande significância para a Fecasurf, que consiste em reunir as porções de areia num único recipiente, quando um atleta escolhido pela organização devolve a areia ao mar.

Este ato serve como símbolo para lembrar a memória do saudoso escritor e surfista falecido Marcos Bicudo, que dá nome à Taça, e que se vencida três vezes pela mesma equipe, consecutivas ou não, leva o troféu para casa.

Continua depois da publicidade

As campeãs do Circuito Catarinense de Associações até o momento foram a Associação de Surf da Joaquina (2002) e a Associação de Surf de Balneário Camboriú (2003 e 2004), que está na segunda posição no ranking de 2005 e é a única com a real possibilidade de levar definitivamente o troféu para casa. Garopaba lidera a atual temporada.

O Billabong SC Surfing Games – Fast Heat, Circuito Catarinense de Associações – Taça Marcos Bicudo tem regras especiais. As baterias são de 10 minutos, que podem ser surfadas apenas duas ou três ondas, dependendo das condições do mar. A somatória delas dará a média ao atleta, e a maior será a vencedora. A terceira e última etapa será em Florianópolis, em data e local a serem confirmados.