Em 2015, o Brasil foi o destino escolhido por 6,3 milhões de turistas estrangeiros. Mais da metade deles (51 %) veio a lazer, e uma das dez cidades mais procuradas para este fim foi Bombinhas, que aparece pela primeira vez no ranking, em sexto lugar. A constatação faz parte da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, divulgada nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Entre 2014 e 2015, Bombinhas teve um aumento significativo na procura. Enquanto ano retrasado a cidade foi escolhida por 3,8% dos turistas – o número mais baixo desde 2011 – , em 2015 a taxa cresceu para 7,6%.

Com tendência oposta, Balneário Camboriú vem perdendo o interesse dos estrangeiros. Em 2011, 6,4% optaram pela cidade. Em 2015 esse número foi de 4,1%. O município, contudo, segue entre as dez mais, em nona posição.

Porto Belo e Bombinhas se unem por recuperação da SC-412

Metade dos motoristas que entraram em Bombinhas ainda não pagaram o pedágio

Continua depois da publicidade

Insatisfeita com a Casan, prefeita de Bombinhas abre nova licitação para concessão de água e esgoto

Florianópolis continua na segunda posição da lista, sendo o destino escolhido por 18,8% dos estrangeiros. A capital recuperou uma queda vista ano passado, quando 14,6% escolheram a cidade. O Rio de Janeiro sofreu queda significativa no interesse, de 45 para 32% entre 2014 e 2015, mas permanece em primeiro lugar.

Para lazer, as praias foram o destino preferido de quase 70% dos turistas, um crescimento de 41% em relação a 2014. Isso pode ser demonstrado por outras duas cidades que também estrearam nesse ranking: Angra dos Reis (RJ) e Parati (RJ).

Negócios

A categoria negócios aparece como terceiro motivo para vir ao Brasil, apontado por 20% dos entrevistados, perdendo para visita a parentes e amigos (25%). O interesse de estrangeiros em vir ao país para negócios vem caindo desde 2011, quando esta era a razão pela qual 25% deles vinham ao país.

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) são as mais procuradas nessa categoria. Nenhuma cidade catarinense aparece nessa lista.

Continua depois da publicidade

Satisfação

A grande maioria dos estrangeiros que vieram ao país no ano passado – 95,5% – afirmou que tem intenção de retornar ao país. Este índice se mantém estável em 95% pelo menos desde 2011.

Para 86,5% dos entrevistados, viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. Hospitalidade e gastronomia são os fatores que mais contribuem para a satisfação dos estrangeiros.

Argentinos lideram

Com mais de 2 milhões de visitantes no Brasil, a Argentina foi o líder em emissor de turistas. A seguir aparecem Estados Unidos (mais de 500 mil pessoas), Chile (306 mil), Paraguai (302 mil) e Uruguai (267 mil). Entre os europeus, franceses e alemães são os que mais visitam o país.

Para a pesquisa, foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo; e 10 fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.

Continua depois da publicidade