Os 28 bombeiros voluntários de Santa Catarina que foram ajudar no resgate a vítimas da tragédia em Brumadinho, região metropolitana de Minas Gerais, voltam para casa neste sábado. Eles devem chegar ao Estado no domingo à tarde.

Continua depois da publicidade

A informação foi confirmada pelo comandante do grupo, Evandro Vinotti, em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira, após mais um dia de trabalho na área onde rompeu uma barragem de mineração e o número de mortos já chega a 115.

A equipe partiu de Indaial no sábado passado, dia 26, com previsão de ficar oito dias na cidade mineira. Quando chegaram lá, porém, a atuação levou tempo para começar. Um dos motivos era o risco de outra barragem se romper.

A segunda razão era por só bombeiros militares estarem liberados para trabalhar na chamada "zona quente". Os voluntários foram liberados na quarta-feira para atuação na "área morta", onde coletaram materiais e informações que contribuíram para a posterior localização de vítimas, como explica o comandante no vídeo abaixo.

Continua depois da publicidade