O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental voltaram a combater na manhã desta quinta-feira (12) um incêndio florestal no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Os trabalhos foram retomados por volta das 6h.

Continua depois da publicidade

O fogo no local começou ainda na tarde de quarta. A fumaça da queimada chegou a ser visível do bairro Itacorubi, a cerca de 20 quilômetros de distância da área atingida.

Por volta das 7h40min, a Polícia Militar Ambiental informou que a situação era considerada controlada e que não havia mais focos visíveis. Mas equipes continuavam no local monitorando a situação para combater possíveis novos focos.

Segundo o tenente Gabriel Petersen, comandante de área do Corpo de Bombeiros, uma estimativa preliminar feita durante a noite de quarta apontou que os focos de incêndio tinham atingido uma área de aproximadamente 2 hectares. Ele afirmou também que o terreno é de difícil acesso, o que torna o combate às chamas mais demorado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, outro fator que dificulta o trabalho é que o terreno é de turfa – um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. Esse material costuma emanar gás metano, que é inflamável, e pode provocar incêndios espontâneos. As causas da queimada dessa quarta, porém, ainda serão investigadas.

Continua depois da publicidade

Queimada Rio Vermelho
Parte da área do Parque Estadual do Rio Vermelho atingida por queimada iniciada nesta quarta (Foto: Paulo Mueller, NSC TV)