Os bombeiros voltaram a combater o incêndio no morro que fica entre Balneário Camboriú e Itajaí, à margem da Avenida Osvaldo Reis. Novos focos surgiram no começo da tarde desta sexta-feira (29), o que mobilizou as equipes. O fogo foi percebido nesta quinta-feira (28) e controlado durante a madrugada, mas houve o que a corporação chama de reignição.
Continua depois da publicidade
Conforme a instituição, cerca de 30 bombeiros de algumas cidades da região voltaram ao morro por volta das 14h30min. O trabalho, que contou com a ajuda do helicóptero Águia da PM (levando bolsas de água), foi feito com 30 mil litros de água. A situação foi controlada novamente no fim desta tarde. Nas primeiras horas desta noite os grupos se dedicarão ao rescaldo, umedecendo a mata para evitar novos focos.
Nesta quinta, a vegetação seca devido à estiagem, e o morro íngreme, dificultaram o combate ao incêndio. O Tenente Douglas, do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, disse que as causas do incêndio só poderão ser apontadas após uma investigação e uma perícia será necessária para apontar responsabilidades.
Mas alertou que é comum que incêndios florestais sejam provocados de forma criminosa, por pessoas que queimam lixo ou tentam limpar terrenos.
– Quando a pessoa vê que o incêndio fugiu do controle geralmente sai rapidamente do local, dificultando a investigação. Por isso é fundamental o apoio da população. Caso tenham informações, as levem até a delegacia para apuração – afirmou.
Continua depois da publicidade