Não deve ser totalmente extinguido nesta segunda-feira o incêndio que atinge a Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis. De acordo com os Bombeiros, o fogo teve início por volta das 15h e, embora esteja controlado, novos focos de incêndio continuam aparecendo.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo os Bombeiros, a área atingida é muito grande. Helicópteros estão sendo usados para jogar água na região, e batedores estão no local para conter os focos de incêndio que surgem.

Assim como os incêndios que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, o fogo que tomou conta de parte de Serra do Tabuleiro pode ter sido causado pelo homem. De acordo com os Bombeiros, uma ponta de cigarro pode causar um estrago como esse.

Isso porque, o calor excessivo e a estiagem dos últimos dias deixam a vegetação muito seca. Assim, estes locais pegam fogo mais facilmente e as chamas se propagam com mais facilidade.

Continua depois da publicidade

Na maioria dos casos, incluindo o da Serra, a maior dificuldade é conter o incêndio depois que ele se espalha, evitando o comprometimento de grandes áreas.

Nove ocorrências só no domingo

No domingo foram registrados pelo menos nove ocorrências de fogo em matas na Grande Florianópolis. Três deles deram mais trabalho, justamente pela vegetação seca.

Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar as chamas em uma área de aproximadamente 200 metros quadrados de vegetação no bairro Rio Vermelho, na Capital. O fogo que começou por volta das 13h, só foi totalmente extinguido às 18h.

Continua depois da publicidade

Em Ilhota, no Vale do Itajaí, Bombeiros Voluntários trabalharam durante cerca de duas horas para controlar o fogo que tomou conta do mato às margens da BR-470. O fogo que começou por volta das 13h foi extinto em uma primeira ação, mas a guarnição teve que ser acionada novamente porque novas chamas haviam se propagado.

Uma vegetação às margens da BR-470, no km 38, próximo ao trevo de acesso a Gaspar, também no Vale, pegou fogo depois que foi atingida por um veículo em chamas. Os Bombeiros levaram cerca de três horas para conseguirem conter o fogo que tomou uma área de 5 mil metros quadrados.