Vídeos de câmeras de monitoramento mostram bombeiros militares de Lebon Régis, no Oeste catarinense, correndo para socorrer uma criança de dois anos, que havia se engasgado com uma bala, neste domingo (3).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Corpo de Bombeiros Militar informou ao portal g1 que uma mulher foi vista correndo com a criança no colo, próximo ao quartel, enquanto gritava por socorro. Em seguida, a guarnição foi ao encontro dela.
De acordo com os bombeiros, a mãe informou que a criança não estava respirando e que havia se engasgado com uma bala. De acordo com avaliação da equipe, a menina apresentava sinais de cianose.
Após manobras da guarnição, a criança expeliu o alimento. A menina passou alguns minutos em observação no quartel e foi liberada.
Continua depois da publicidade
O que fazer em caso de engasgamento?
Em situações de engasgamento, os bombeiros orientam que, caso a criança já tenha capacidade de reagir, os pais ou responsáveis peçam para ela tentar tossir. Se não conseguir ou notar que está perdendo a consciência, o ideal é partir para a manobra de Heimlich. Esse é um procedimento de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução por corpo estranho das vias respiratórias superiores.