Uma família foi resgatada de um alagamento no bairro Valada São Paulo, em Rio do Sul, neste sábado (18). De acordo com Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), eram dois adultos e cinco crianças.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O resgate ocorreu por volta das 12h30. A família foi levada de barco inflável da casa na Rua João Marchi até um local seguro.

Veja vídeo do resgate

Situação em Rio do Sul

A prefeitura de Rio do Sul informou que prevê uma enchente na cidade ainda neste sábado. Segundo a Defesa Civil, se a chuva apontada pelos modelos meteorológicos se confirmar, o nível do Itajaí-Açu pode alcançar entre 7,5 e 8,5 metros. Com isso, moradores das áreas mais baixas são atingidos.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, a cota de inundação é 8,5 metros. Já a cota de atenção, quando há possibilidade moderada de ocorrência de inundação, é de 9,5 metros. Há quatro abrigos abertos na cidade caso pessoas fiquem desabrigadas.

Algumas ruas de Rio do Sul começam a alagar quando a água atinge os 7 metros. Ao meio-dia, quando o Itajaí-Açu estava em 5,79 metros, o acesso à Rua Wenceslau Borini pela ponte sobre o ribeirão Ximbica já estava interditado. Com 7,5 e 8 metros já começa a atingir casas.

A recomendação é que os moradores dessas áreas se preparem para uma enchente e, se necessário, procurem os abrigos. As duas estruturas abertas ficam nos bairros Bela Aliança e Taboão, os mais suscetíveis a inundações.

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros nas últimas 24h e a previsão é de mais chuva ainda para este sábado. No domingo, o volume deve diminuir consideravelmente. O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, assim como o das barragens e a cota de inundação por ruas, pode ser acompanhado no site oficial da Defesa Civil de Rio do Sul. Emergências devem ser comunicadas no telefone 199.

Continua depois da publicidade

Leia também

Santa Catarina tem alerta laranja com até 120 mm de chuva neste fim de semana

Começa obra de dragagem em Rio do Sul que deve amenizar o impacto das enchentes no Vale