Quatro crianças e duas professoras precisaram ser resgatadas ilhadas em uma creche de Braço do Norte na manhã desta terça-feira (3) devido ao alagamento da rua que dá acesso à unidade. O município fica no Sul do Estado, região mais afetada pelas intensas chuvas que atingem Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

Na ocasião do resgate, o nível da água já atingia pouco mais de meio metro de altura. As pessoas — então ilhadas — só conseguiram deixar o espaço dentro de um caminhão do Corpo de Bombeiros local, que havia ido averiguar o alagamento da Rua Cônego Valentin Oenning.

> Ciclone extratropical: o que é e quais os perigos

Mais cedo, as mães que precisaram levar os filhos ao Centro Educacional Infantil (CEI) do bairro Nossa Senhora das Graças já enfrentavam dificuldades para circular pela rua, tomada de água. Algumas delas desistiram de tentar atravessar o local.

Continua depois da publicidade

Vídeo mostra situação na creche

Na mesma cidade, o nível do Rio Braço do Norte, que integra a bacia do Rio Tubarão, já está próximo da altura de uma das pontes que cruzam ele. O trecho sob risco faz a ligação para uma estrada que leva ao município vizinho de Grão-Pará.

Outras cidades do Estado também têm registrado alagamentos, inundações e deslizamentos relacionados às intensas e volumosas chuvas, que são causadas por um ciclone extratropical. O fenômeno é comum em Santa Catarina no inverno e em períodos de transição, caso do outono.

Leia mais

Ciclone causa ondas de até 4 metros em SC e gera alerta de ressaca

Cratera na BR-101 em SC compromete o trânsito e chuva causa impactos em rodovias

Desastres climáticos mostram que meio ambiente tem que ser prioridade nas próximas eleições