Diferentemente do que informou este site das 22h36min de 20/02/2019 até as 22h54 de 21/02/2019, o número de mortos por afogamento durante a temporada de verão em Santa Catarina foi 46, e não 33. O conteúdo original já foi corrigido.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrou 46 mortes por afogamento no Estado entre 4 de outubro de 2018 e 18 de fevereiro de 2019. Na temporada passada, no mesmo período, foram 19 vítimas. Os dados são da Operação Veraneio, que vai até 11 de março

Das 33 mortes, 27 foram em água doce e 19 no mar. Três delas ocorreram em áreas com cobertura de guarda-vidas.

Na temporada anterior foram 11 em água salgada e 18 em água doce, também com três em áreas com cobertura de guarda-vidas.

Os Bombeiros orientam que a população evite se banhar em locais sem postos guarda-vidas e que preste atenção nas cores das bandeiras colocadas nas praias, que indicam o risco para o afogamento: verde é para baixo risco, amarela para médio e vermelha para alto. Também pode haver uma bandeira lilás, que sinaliza a presença de águas-vivas.

Continua depois da publicidade

Além dos bombeiros, atuam na Operação Veraneio as polícias Civil, Militar, Federal, Militar Rodoviária e Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias (IGP), Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Exército, Marinha, secretarias de Defesa Civil e Justiça e Cidadania e prefeituras.