Os bombeiros de São Domingos reduziram o atendimento no município em virtude da falta de combustível. Apenas serviços emergenciais, de risco de vida ou de patrimônio, serão atendidos. Atendimentos mais simples, de transporte com pessoas sem sintomas graves, resgate de animais ou vistorias estão suspensos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militares de Xanxerê, tenente-coronel Luiz Carlos Balsan, houve um impasse em relação ao uso de recursos do Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom), que é composto de taxas de vistorias, que é recolhido e fica sob administração do município.
O montante deste recurso é superior a R$ 260 mil e o custo mensal de combustível não chega a mil reais. Os bombeiros encaminharam ofício solicitando uso destes recursos para bancar o combustível, sem aprovação do município. Como foi esgotada a cota da unidade nos postos de combustível onde abasteciam a corporação teve que reduzir o deslocamento. Para não parar o atendimento o abastecimento está sendo feito em Xanxerê, a 48 quilômetros.
Balsan reconhece que existe uma parceria com o município, que faz a cessão de alguns bombeiros civis para a corporação, que tem oito bombeiros militares.Mas espera que esse impasse seja resolvido logo. Ele reconhece que Governo do Estado também fez um corte de 40% na cota de combustíveis, mas que outros municípios já ajudaram a complementar essa despesa.
A assessoria de imprensa da prefeitura de São Domingos informou que os recursos do Funrebom serão utilizados para comprar um novo caminhão e equipamentos, já que o atual tem mais de 20 anos de uso. Informou que a responsabilidade do combustível seria do estado e não do município.
Continua depois da publicidade