Ao findar o dia de feriado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina emitiu um alerta, com recomendação aos banhistas: a orientação é para que o banho de mar seja evitado durante o fim de semana, devido às condições marítimas. O alerta se estende também às navegações.
Continua depois da publicidade
A corporação informou, ainda, que houve registros de afogamentos em vários locais do Litoral catarinense durante a sexta-feira (15), quando muitas pessoas lotaram às praias. Em nota, manifestaram que, embora trabalhem com guarda-vidas, as pessoas devem estar atentas ao cuidados.
"Estamos com guarda-vidas de prontidão por todo o litoral, mas as condições do mar estão muito adversas", avisa o Corpo de Bombeiros.
Como a previsão é de vento fraco, temperaturas elevadas e sol, muitas pessoas se preparam para aproveitar o sábado e o domingo na beira do mar. Para quem está com planos de ir à praia, alguns cuidados devem ser observados.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do Estado também alerta para a presença de um ciclone extratropical no oceano, o que favorece a condição de mar agitado. A previsão é de ondas de quadrante sul/sudeste e picos de altura entre 2,0 e 3,0 metros para todo litoral, com possibilidade de ressaca.
Com isso, o órgão alerta para o perigo de navegação e atividade de pesca. Ainda avisa que é preciso proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. "Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras", diz nota da Defesa Civil.
Confira as dicas
– entre no mar próximo ao posto-guarda vidas, em área patrulhada na praia;
– respeite a sinalização da praia;
– a bandeira vermelha indica local perigoso e região é imprópria para banho;
– não passe a água da linha da cintura: água o umbigo, sinal de perigo;
– não ingira bebidas alcoólicas antes de entrar no mar;
– não ande sobre os costões, com o mar revolto a incidência de ondas aumenta, e pode surpreender o banhista.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Com temperaturas elevadas, público vai às praias de SC durante o feriado