Pouco mais de 24h antes da folia começar na Passarela Nego Quirido, o prefeito Cesar Souza Junior e o vice – também secretário de obras – João Amin foram até o local verificar o andamento da reforma, que deveria estar pronta dia 25 de fevereiro, mas não foi liberada pelos bombeiros.
Continua depois da publicidade
Ainda faltavam corrimãos em algumas escadas e a parte da sinalização, incompleta. O engenheiro da prefeitura responsável pela obra, Dalton da Silva, garante que até às 16h de sexta-feira, tudo estará pronto.
A passarela foi interditada em setembro do ano passado por conta de problemas estruturais: toda a parte metálica – corrimãos e guarda-corpos – foi corroída pela maresia, havia várias infiltrações, janelas estavam caídas e a parte elétrica e hidráulica do prédio dos camarotes estava comprometida.
A reforma começou em janeiro e a promessa da prefeitura era de que terminasse antes do Carnaval:
Continua depois da publicidade
– Foi corrido, mas não foi no improviso – disse o prefeito.
O bombeiro tenente Anderson Medeiros Sarte explica que uma vistoria foi feita na quarta-feira e restaram poucas pendências, como a instalação de alguns corrimãos. O alargamento de escadas, que era a parte mais trabalhosa, já estava pronto.
– A passarela ainda não foi liberada, mas creio que eles conseguem terminar tudo até amanhã (sexta) – disse o tenente.
Local será usado para projetos sociais
Segundo o prefeito, toda a estrutura da Nego Quirido será usada para abrigar projetos sociais, como atividades esportivas para crianças e aulas de música. Também será instalado um núcleo de alfabetização de jovens e adultos e um centro de ação social. O Centro Pop – que abriga moradores de rua – continuará funcionando no local.
Continua depois da publicidade
– Vamos ativar a piscina, que nunca funcionou, mas precisamos botar aquecimento nela antes. Todos os projetos devem estar funcionando dentro de seis meses – prometeu Cesar.
Depois do Carnaval, mais obras:
:: O canal pluvial que passa por baixo da Nego Quirido deve ser capeado e uma calçada será feita em cima
:: Um elevador será instalado no prédio dos camarotes
Ingressos para operários
O prefeito reservou 200 ingressos para os desfiles que serão dados aos operários que trabalharam na reforma da passarela. Segundo ele, é uma forma de agradecer à rapidez da obra:
Continua depois da publicidade
– Eles passaram esses dias aqui no sol, não foi fácil – disse César.
O pintor Juarez João Conrad vai pela primeira vez ver os desfiles na arquibancada, junto da mulher e do filho. Ele diz ter gostado do presente e afirma em tom de brincadeira que foram os operários que deram a ideia para o prefeito.
– Janeiro inteiro trabalhando nesse calor, aí demos o toque para ele nos dar um agrado – conta Juarez.