Mais de 1,7 mil ocorrências causadas pelas chuvas já foram atendidas pelo Corpo dos Bombeiros Militares em Santa Catarina desde o dia 3 de outubro, quando os temporais começaram a atingir o estado catarinense.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os atendimentos já mobilizaram 1,3 mil bombeiros e 321 viaturas, que circularam em 146 cidades. Apenas neste sábado (14) e domingo (15) foram 107 ocorrências. Neste final de semana, o foco está na limpeza dos municípios e distribuição de doações.
Nas áreas alagadas, onde as estradas permanecem bloqueadas e há possibilidade de deslizamentos de terra, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem utilizado ambulâncias do Samu e dois helicópteros.
Continua depois da publicidade
O serviço aeromédico, em colaboração com as equipes aéreas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, está realizando as transferências de pacientes que necessitam de hemodiálises e outros tratamentos. Gestantes também foram transferidas.
Medicamentos e insumos hospitalares também estão sendo enviados para os municípios via aérea e terrestre.
Chuvas fortes devem voltar
A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste domingo (15). Entretanto, as maiores precipitações são esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões.
Neste domingo, a chuva deve ser fraca na metade leste do Estado. Porém, no Grande Oeste ela pode vir com pancadas moderadas ou até fortes, acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã.
Continua depois da publicidade
O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do Estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.
Leia também
Chuva já deixa 4 de cada 10 cidades de SC sob emergência
FOTOS: Moradores de Taió tentam limpar casas e recuperar bens após trégua da chuva
FOTOS: Abertura de comportas na barragem de José Boiteux provoca novo impasse com indígenas