Um incêndio na Serra do Tabuleiro atingiu pelo menos cinco hectares de terra até a tarde desta quarta-feira (12) perto de um hotel e uma casa em Santo Amaro da Imperatriz. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no início da tarde de terça-feira (11), e, levou mais de 24 horas para ser apagado.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com o coordenador do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Carlos Cassini, a área queimada até o momento pode ser comparada a cinco campos de futebol profissional, e fica bem próxima ao parque, mas fora dele.

Os bombeiros anunciaram que o fogo foi completamente apagado por volta das 17h. Para o coordenador do parque, é possível que o vento e o calor no local façam o fogo voltar a queimar. A área queimada é de Mata Atlântica.

— Pela imagem de satélite da área dá para verificar que a principal vegetação queimada foi samambaia (a vegetação verde claro). Queimaram algumas árvores mais na borda, mas a umidade do solo debaixo das árvores ajudou a conter a propagação do fogo — explica.

Continua depois da publicidade

Segundo Cassini, as autoridades trabalham com a hipótese de que o incêndio pode ter sido causado por um acampamento feito na região, a partir de uma fogueira deixada acesa no local.

Por ser um local de difícil acesso, os bombeiros usaram um helicóptero para apagar as chamas. Segundo a corporação, o fogo está distante do hotel e da casa mais próximos, em Santo Amaro da Imperatriz, mas chegaria lá se não fosse controlado. 

O trabalho foi feito em conjunto entre bombeiros, com a Polícia Militar Ambiental, o Instituto do Meio Ambiente e a Defesa Civil, que impediram que o fogo se espalhasse. 

Veja imagens

A área atingida é de Mata Atlântica
A área atingida é de Mata Atlântica – (Foto: Corpo de Bombeiros, divulgação)
Área atingida é equivalente a 5 campos de futebol profissional e fica próxima a um hotel da região (mais abaixo)
Área atingida é equivalente a 5 campos de futebol profissional e fica próxima a um hotel da região (mais abaixo) – (Foto: Carlos Cassini, reprodução)
O pontilhado amarelo mostra a área aproximada do incêndio, é possível ver como as chamas se aproximaram do parque estadual
O pontilhado amarelo mostra a área aproximada do incêndio, é possível ver como as chamas se aproximaram do parque estadual – (Foto: Carlos Cassini, reprodução)
Um hotel e uma casa ficam próximos à área atingida
Um hotel e uma casa ficam próximos à área atingida – (Foto: Corpo de Bombeiros, divulgação)
Incêndio levou 24 horas para ser combatido
Incêndio levou 24 horas para ser combatido – (Foto: Corpo de Bombeiros, divulgação)
A hipótese é de que o fogo tenha começado em função de uma fogueira esquecida acesa de um acampamento no local
A hipótese é de que o fogo tenha começado em função de uma fogueira esquecida acesa de um acampamento no local – (Foto: Corpo de Bombeiros, divulgação)
O fogo já foi completamente apagado, mas pode voltar de acordo com as condições do tempo
O fogo já foi completamente apagado, mas pode voltar de acordo com as condições do tempo – (Foto: Corpo de Bombeiros, divulgação)

Assista vídeos ao incêndio

Leia também

UTIs estão lotadas de pacientes não vacinados contra Covid e arrependidos, diz médica

Continua depois da publicidade

Vizinhos tentaram salvar família de incêndio em Florianópolis e relatam gritos e comoção

Volta às aulas em SC tem novas regras definidas em decreto