O Instituto Médico-Legal do Rio recebeu na noite de sábado partes de corpos encontradas por bombeiros no depósito de entulho retirado do desabamento dos três prédios na Avenida Treze de Maio, centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Durante o dia, os bombeiros haviam iniciado a busca por despojos na área – para onde são levados os escombros -, localizada na Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, a 30 km do local do acidente.
Segundo o IML, só por meio de exames será possível saber se os restos mortais são de uma ou mais pessoas. Ainda há cinco desaparecidos, mas restam poucos pontos no local do acidente onde podem ser encontradas vítimas. Até ontem, 17 corpos haviam sido achados.
O comandante-geral dos bombeiros, coronel Sérgio Simões, admitiu a possibilidade de que mais vítimas tenham sido levadas por engano pelas escavadeiras ao depósito na Baixada. Na sexta-feira, um corpo foi encontrado ali.
– Eu não descarto a possibilidade (de haver outras vítimas nesse local) – disse Simões.
Continua depois da publicidade
– Em uma operação desse porte, essa possibilidade tem de ser considerada.
O comandante afirmou que o reconhecimento de algumas vítimas só poderá ser feito a partir de exames de DNA. Simões lamentou as denúncias de desvio de bens sob os escombros. Ele, porém, não confirmou o roubo dos pertences.
Cerca de 95% do entulho já foi retirado do local do acidente, de acordo com estimativas do comandante. Os prédios desabaram na quarta-feira à noite. Na região do desabamento, as buscas continuarão até que todo o entulho seja retirado.
Desde o início da manhã de sábado, as retroescavadeiras foram desligadas. Cães farejadores também serão empregados na busca por corpos no depósito na Baixada.
Flagrante
Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que pertences de vítimas da tragédia estavam sendo desviados deste local. Mais tarde, o jornal informou que quatro funcionários do consórcio Porto Novo e da empresa Brasfond – que não exercem nenhuma função na remoção de entulhos, mas realizavam obras na região – foram identificados pela prefeitura do Rio e serão demitidos devido ao flagrante.
Continua depois da publicidade
De acordo com o canal Globonews, os objetos encontrados vão continuar sob responsabilidade da Polícia Civil, que acredita que eles podem ajudar nas investigações sobre as causas do desmoronamento.
Mais de três dias depois do acidente, as equipes de resgate ainda buscam cinco corpos de pessoas que estão desaparecidas. Ao todo 17 corpos já foram localizados desde a noite de quarta-feira.
Em site especial, leia todas as notícias sobre os desabamentos no Rio