O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta segunda-feira o corpo do jovem desaparecido em Brusque desde o último domingo. A vítima foi encontrada no Rio Itajaí-Mirim, cerca de 30 metros do local do afogamento.

Continua depois da publicidade

Segundo os bombeiros, a vítima de 25 anos, estava pescando na companhia de amigos próximo da Rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, quando teria entrado na água. O jovem teria atravessado até a outra margem do rio, mas sentiu câimbras ao retornar e desapareceu nas águas.

Os amigos que estavam com a vítima acionaram os socorristas na tarde deste domingo, por volta das 15h30min, quando se iniciaram as buscas. Uma equipe de mergulhadores de Blumenau foi chamada para localizar a vítima, mas não tiveram êxito.

Na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h50min, as buscas foram retomadas e o corpo do jovem foi encontrado cerca de uma hora depois. O Instituto Médio Legal (IML) foi acionado para buscar o corpo da vítima de afogamento.

Recomendações para evitar afogamentos:

– Procure preferencialmente locais com o serviço de guarda-vidas

Continua depois da publicidade

– Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente

– Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza

– Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro, enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso)

– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Nesse caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193

– Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas em vez de objetos flutuantes

– Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio

– Evite aproximar-se de costões – Ao caminhar sobre as pedras de costões, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar

– Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis

Continua depois da publicidade

– Para maior segurança, banhe-se num raio de 200 metros do posto de guarda-vidas

– Atente para a sinalização

– Sempre acate as orientações dos guarda-vidas

Fonte: Corpo de Bombeiros.