A construção de quatro andares que desabou parcialmente em Canasvieiras, no Norte da Ilha, foi embargada pelo Corpo de Bombeiros de Florianópolis no início da tarde desta terça-feira (11). O restante da estrutura ainda oferece riscos aos imóveis vizinho, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
O desabamento aconteceu por volta das 10h50min. Pelo menos quatro funcionários trabalhavam no local, em que seria construído um prédio residencial. Ninguém se feriu.
De acordo com o diretor da Defesa Civil do município, Luiz Eduardo Machado, a obra deverá ser completamente demolida. A expectativa é que o desmanche inicie ainda nesta terça. Entretanto, há impasses burocráticos que podem acabar atrasando o trabalho.
O alvará de autorização da obra foi emitido no dia 29 de agosto deste ano. De acordo com fiscais da prefeitura, o documento é suficiente para permitir a construção da obra. Já o alvará do Corpo de Bombeiros, que libera o trabalho da obra, ainda estava sob análise da corporação.
Para que a demolição seja feita, sem causar riscos aos moradores, a Defesa Civil começou a evacuar as residências próximas à estrutura.
Continua depois da publicidade
Até a última atualização desta reportagem, nenhum responsável pela construtora foi encontrado para comentar a situação.
Independente da demolição, o embargo à obra feito pelos Bombeiros deverá permanecer, mesmo que a estrutura seja derrubada. Caberá aos Bombeiros definir se há condições para que a obra possa ser retomada.
Caso a construtora continue a obra sem a liberação dos Bombeiros, a empresa poderá pagar multa de R$ 10 mil.