Bombeiros argentinos detectaram um sinal que indicaria a presença de algo ou alguém em meio aos escombros do Apart Hotel Dubrovnik, prédio de dez andares que desabou na madrugada dessa terça-feira (29), na cidade litorânea de Villa Gesell, na Argentina. Até o momento, apenas uma mulher foi encontrada com vida. O único óbito confirmado até o momento é o do marido da mulher, que já teve o corpo encontrado. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Durante a noite, houve um sinal que mostra algo a nove metros de profundidade. A máquina marca que há uma pessoa, mas não temos 100% de certeza se é. É um sistema que detecta um pulso no mesmo local onde os cães identificaram algo. É onde há mais escombros — explicou o chefe dos Bombeiros Voluntários de Villa Gesell, Hugo Piris, ao canal de notícias TN.
Durante a madrugada, os trabalhadores retiraram pedaços da laje do edifício colapsado, de acordo com o responsável pela operação.
—Os grandes são retirados com o guindaste e os pequenos, à mão. Avançamos bastante, mas é muito entulho, ainda falta chegar onde está a pessoa. Temos que fazer de forma firme e segura, não podemos fazer tão rápido quanto gostaríamos — informou.
Continua depois da publicidade
Até nove desaparecidos
Aproximadamente sete a nove pessoas estão desaparecidas sob os escombros, conforme Piris. O número corresponde tanto aos hóspedes do Apart Hotel quanto aos moradores dos apartamentos à esquerda, para onde a torre do Dubrovnik caiu.
A operação de buscas durou toda a madrugada e segue acontecendo nesta quarta-feira (30), dando continuidade à remoção dos escombros e a busca de soterrados. No local, estão atuando mais de 200 bombeiros e resgatistas.
Até o momento, os bombeiros identificaram três dos sete desaparecidos. São eles, conforme informações de fontes envolvidas no caso: Nahuel José Stefnic, de 25 anos, oriundo de Villa Gesell; Matías Chaspman, de 27 anos, da cidade de Batán; e Mariano Troiano, de Mar del Plata, de 46 anos.
Horas depois do desmoronamento, os resgatistas encontraram um casal: um homem de 89 anos que estava morto e a esposa dele, que foi resgatada com vida e levada de helicóptero para Mar del Plata, onde se recupera das lesões.
Continua depois da publicidade
Nos trabalhos da madrugada, foram incorporadas torres de iluminação. De acordo com Javier Alonso, que é o ministro de Segurança de Buenos Aires, as equipes não sairão de lá até que os escombros cheguem ao fim.
— Não vamos sair daqui até que removamos a última pedra dos escombros. O objetivo é resgatar as pessoas presas, mas também estamos documentando tudo e reunindo provas para que não haja impunidade — afirmou.
Como está sendo feito o trabalho
Nas últimas horas, a tarefa está sendo remover os escombros no local do desmoronamento. O trabalho é feito manualmente, o que demanda muitas pessoas e tempo, de acordo com a Federação de Associações de Bombeiros Voluntários de Buenos Aires (Fabvpb). Para remover peças de maior volume e peso, as equipes contam com a ajuda de maquinário pesado (guindastes).
Além disso, uma ferramenta específica de sonda de busca de batimentos cardíacos está sendo utilizada para colaborar com o resgate de pessoas. Foi justamente essa que detectou movimentos a cerca de nove metros dos escombros. A área passou a ser monitorada após os cães da Brigada K9 da Fabvpb indicarem o local diversas vezes.
Continua depois da publicidade
Estão envolvidos na operação as brigadas USAR ARG 13, especializadas em estruturas colapsadas, e a Brigada Puma desta Federação, que trabalham junto com resgatistas da Polícia Federal, Bombeiros da Polícia, Ministério de Segurança e Defesa Civil.
No local, estão envolvidos nesta intervenção 186 integrantes da Federação de Associações de Bombeiros Voluntários da Província de Buenos Aires, e no total, mais de 300 especialistas em diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, ambulâncias e psicólogos, que atuam no atendimento e apoio aos familiares das vítimas.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Anvisa dá primeiros passos para aprovar uso de Cannabis na medicina veterinária
Florianópolis terá mais dois voos internacionais e ligação direta com o Recife no verão
Ponte de 200 metros na BR-470 em SC será totalmente interditada; veja dias e horários