“Nós atendemos todos os dias acidentes e casos de pessoas que acabam precisando de sangue nos hospitais, então, por que não nós mesmos criarmos o hábito de doar o sangue?”. Assim explicou o Tenente Filipe Daminelli, do Corpo de Bombeiros de Timbó, a chegada de mais de 20 bombeiros de Timbó e região no Hemosc de Blumenau para uma doação de sangue nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro, o Tenente Daminelli organizou a vinda do grupo a Blumenau. Mesmo acostumado ao perigo na rotina da profissão, o tenente aguardava a sua primeira doação de sangue suando e com as mãos geladas. Já sentado na poltrona enquanto doava sangue, o bombeiro Ailton Thiago Pereira sorria e contava que é um doador frequente:

– Doar sangue devia ser rotina para todo mundo. É importante que em ações assim muitas pessoas dão o primeiro passo, depois deve virar algo que a pessoa faz por conta própria sempre que possível.

Segundo a responsável pela captação de doadores do Hemosc, Thaise Molinari, atualmente o estoque de sangue do hemocentro está completo, mas no inverno a variação é muito grande:

– Nossa meta diária é de 70 doadores, mas no inverno a média costuma ficar entre 40 e 50. O frio atrapalha bastante, porque se a pessoa está com qualquer sintoma de gripe já não pode doar – explica.

Continua depois da publicidade