Pensando em uma alternativa econômica e saudável, os bombeiros voluntários de Schroeder montaram uma horta hidropônica. As plantas são cultivadas sem terra e recebem os nutrientes essenciais por uma solução nutritiva com água. Os responsáveis por cuidar da horta serão os bombeiros mirins e aspirantes da corporação.

Continua depois da publicidade

A ideia foi bombeiro voluntário Cristiano Gottehilern. Ele é agricultor e trabalhar com essa forma de cultivo há um ano, depois de realizar cursos promovidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

– A horta dos bombeiros não se desenvolvia, pois o solo é muito úmido e seria necessário uma dedicação maior para trabalharmos a terra. Por isso, resolvi aplicar na sede o que já faço na minha propriedade – explica.

20 dias, instalaram o sistema da horta hidropônica. Segundo Cristiano, o custo para a montagem, que envolve a caixa d’água, os canos e outros matérias, ficou em torno de R$ 600. Já a manutenção mensal fica em torno de R$ 25.

Continua depois da publicidade

– O diferencial da horta que não utilizamos agrotóxicos e economizamos água. Fazemos tudo de uma forma ecologicamente correta e saudável – destaca Cristiano.

Aproximadamente cem adolescente, de 12 a 18 anos, do Projeto Bombeiro Voluntário Mirim e Aspirantes estão cuidando da horta todos os sábado. Segundo comandante Evandro Pinto, o objetivo é formar cidadãos com valores e que saibam sobre a importância de uma alimentação saudável.

– Os bombeiros mirins e aspirantes mantêm os Corpos de Bombeiros Voluntários. Eu era bombeiro mirim e hoje sou voluntário. A ideia é que projetos como esses ajudem na formação dessas crianças – afirma Pinto.

Continua depois da publicidade

Na horta, estão plantado rúcula, agrião e alface americano, roxo e crespa. O idealizador do projeto afirma que será possível colher por mês 200 pés de hortaliças.

– Queremos que nossa ideia seja copiada em escolas, creches e hortas comunitárias. O Corpo de Bombeiros de Pomerode já esteve aqui para conhecer e levar nosso projeto até o município deles – enfatiza comandante Pinto.