O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vai enviar equipes para ajudar nas buscas e resgates em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A primeira equipe enviada terá oito militares e quatro cães de busca e resgate. A solicitação de apoio foi recebida na manhã desta sexta-feira (18) e o deslocamento foi autorizado pelo governador de SC, Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

> Mortos em Petrópolis sobem para 136, e total de desaparecidos chega a 218

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Duas equipes de força-tarefa foram montadas. Uma já está em deslocamento das suas cidades para Florianópolis e embarca neste sábado (19) para o Rio de Janeiro. Os bombeiros vão se deslocar com a aeronave Arcanjo. 

Outra equipe vai revezar com os socorristas desse primeiro time enviado. Ainda não há data para envio desta segunda equipe. Os grupos vão se alternar a cada cinco dias de operação.

Continua depois da publicidade

> Forte chuva de granizo atinge SC pelo 2º dia seguido e muda paisagem no Alto Vale; veja vídeo e fotos

A primeira equipe enviada terá oito militares do Corpo de Bombeiros, dos batalhões de Blumenau, Canoinhas, Curitibanos, Itajaí, Lages e Xanxerê (confira os nomes abaixo). Além disso, quatro cães de busca e resgate também vão auxiliar na operação. A segunda equipe também contará com oito profissionais.

> SC enviará bombeiros para ajudar nas buscas em Petrópolis

Cães de SC novamente vão ajudar nas buscas

Três dos cães já foram definidos. Serão Hunter, Bravo e Iron. Todos já ajudaram no resgate de vítimas na calamidade de Brumadinho (MG), em 2019, quando SC também enviou ajuda às equipes locais, após receber solicitação. O nome do quarto cão que irá com o grupo ainda não foi confirmado.

Bravo é um labrador neto do primeiro cão de busca dos bombeiros de SC. Ele atua no Corpo de Bombeiros de Blumenau. Além de Brumadinho, ele ajudou também nas buscas da tragédia de Presidente Getúlio, no Alto Vale, em 2020. No ano passado, ele chegou a ganhar uma estátua como forma de homenagem de uma loja de artigos pets em Blumenau. 

Continua depois da publicidade

Iron é outro labrador, que atua nos bombeiros de Xanxerê, no Oeste de SC. Hunter faz parte da equipe de Curitibanos, no Meio-Oeste. Além dos resgates em Brumadinho, ele já ajudou em resgates como o de um homem que ficou desaparecido por quatro dias em uma mata em Imbuía, no Vale do Itajaí, em 2019.

Trabalhos de desobstrução na Rua Teresa, bloqueada pela lama acumulada de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis
Trabalhos de desobstrução na Rua Teresa, bloqueada pela lama acumulada de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis – (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Destruição nas lojas da Rua do Imperador, causada pela lama de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis
Destruição nas lojas da Rua do Imperador, causada pela lama de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis – (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Bombeiros se equilibram sobre a lama acumulada na Rua Teresa, em trabalho de busca nos deslizamentos de terra das chuvas em Petrópolis
Bombeiros se equilibram sobre a lama acumulada na Rua Teresa, em trabalho de busca nos deslizamentos de terra das chuvas em Petrópolis – (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Trabalhos de desobstrução na Rua Teresa, bloqueada pela lama acumulada de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis
Trabalhos de desobstrução na Rua Teresa, bloqueada pela lama acumulada de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis – (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Voluntários organizam distribuição de donativos em solidariedade às vítimas e desabrigados das chuvas em Petrópolis, na comunidade da 24 de Maio
Voluntários organizam distribuição de donativos em solidariedade às vítimas e desabrigados das chuvas em Petrópolis, na comunidade da 24 de Maio – (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Leia também

Imagens mostram impacto da tragédia causado pelas chuvas em Petrópolis

Chuva em Petrópolis deixa mortos e soterrados; veja vídeo

SC teve maior número de mortes dos últimos sete anos em 2021