O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ofereceu ajuda à corporação da Bahia que trabalha em cidades afetadas pelas fortes chuvas. O envio de socorristas, no entanto, ainda não aconteceu. Até o momento, vinte pessoas morreram e mais de 430 mil foram afetadas pelo temporal.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme o CBMSC, o comando da Bahia informou que tem os recursos necessários neste momento para atender vítimas e moradores. Estados vizinhos, como Minas Gerais, chegaram a enviar socorristas para ajudar nas buscas e salvamentos de atingidos.
Pelo menos sete estados anunciaram que enviaram ajuda ao governo da Bahia. No sábado (25), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), solicitou socorro de governos estaduais e federal. A publicação foi feita no Twitter.
Até segunda-feira (27), segundo dados da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), 72 municípios estavam em situação de emergência. Ainda de acordo com o órgão, o Estado tem 16.001 pessoas desabrigadas e outras 19.580 ficaram desalojadas
Continua depois da publicidade
As cidades mais atingidas pelas chuvas são Itabuna, Itamaraju, Jucuruçu, Eunápolis, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
As chuvas também provocaram rompimento de barragens. No sábado (25), duas estruturas se romperam, uma delas localizada na Chapada Diamantina. Ao g1 BA, o comandante -geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini relatou que ao menos 10 outras estão em nível crítico.
Leia também
Praias engolidas pelo mar e enchentes: SC terá fenômenos climáticos ainda mais intensos
Reação aos alertas do tempo é um desafio para Santa Catarina