O grupo de nove bombeiros militares e seis cães de busca e resgate catarinenses embarcou na manhã deste sábado (19) para ajudar nas buscas em Petrópolis (RJ). Segundo o g1, a tragédia causada pela chuva já deixou 136 mortes e 213 desaparecidos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O grupo viajou nas aeronaves Arcanjo 02 e 06. O grupo reúne bombeiros de Xanxerê, Blumenau, Itajaí, Canoinhas, Curitibanos e Lages. Ao todo, 80 bombeiros de 14 estados se deslocam para ajudar em Petrópolis.
O envio de ajuda ocorreu após autorização do governador Carlos Moisés na sexta-feira (17). Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, todos os socorristas enviados possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães.
Ao todo, foram enviados seis binômios, como são chamados as duplas formadas por um socorrista e o cachorro. Três deles atuaram na tragédia de Brumadinho (MG). A coordenação da operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou tanto em Mariana, quanto na equipe da Força Nacional dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Continua depois da publicidade
Para atuação em Petrópolis está prevista a formação de duas equipes, a primeira delas partiu neste sábado, atuará por cinco dias em terreno e após este período será substituída. Essas trocas ocorrerão enquanto for necessário.
Tragédia em Petrópolis
As equipes de bombeiros chegam neste sábado ao quinto dia de buscas. Na sexta-feira, voltou a chover forte na cidade e sirenes de alerta chegaram a ser acionadas. Conforme o g1, por volta das 21h30 a chuva deu uma trégua.
A previsão para este sábado é de chuva ao longo do dia na cidade. Segundo o Climatempo, o volume da precipitação pode chegar a 22 milímetros.
Leia também
Chuva em Petrópolis deixa mortos e soterrados; veja vídeo
Após pedido de MG, bombeiros militares de SC se deslocam para Brumadinho
Testemunhas relatam desespero em resgate após helicóptero cair em praia em Florianópolis