Pela primeira vez uma equipe catarinense participou e representou o Brasil no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático. O evento, organizado pela International Life Saving Federation (ILS) começou no dia 21 de agosto e acabou em 8 de setembro na Gold Coast, na Austrália.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O Campeonato Mundial de Lifesaving reuniu cinco mil atletas e equipes de resgate de 57 países em provas que misturaram habilidades atléticas e técnicas de salvamento. A equipe de Santa Catarina foi com 12 atletas, um no Time Nacional (Brasil), dez no Masters e mais um no Juvenil.

Composta por guarda vidas experientes e jovens promissores, a equipe levou o nome do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC) para o mundo a excelência do salvamento aquático brasileiro.

Continua depois da publicidade

A equipe brasileira finalizou a participação com duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro medalhas de bronze, e de quebra, com o recorde mundial no revezamento medley masculino na piscina. Para o Major BM Guilherme Viríssimo da Serra Costa, o resultado é histórico.

Veja imagens dos bombeiros de SC no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático

O Life Saving, o salvamento aquático desportivo, é um esporte de cunho humanitário onde os atletas treinam para salvar vidas. E a divulgação e a promoção desse esporte contribui para a redução de mortes por afogamento em todo o mundo, sendo uma estratégia importante para a redução das mortes por afogamento no estado de Santa Catarina.

— O Brasil já teve algumas participações em mundiais de live-saving, porém, o nosso melhor resultado até agora era uma medalha de bronze. Em dois mundiais, cada mundial, a gente conseguiu uma medalha de bronze. Nesse mundial, já temos cinco medalhas garantidas, podendo expandir ainda mais esse recorde — analisa o Major BM Guilherme Viríssimo da Serra Costa.

Continua depois da publicidade

Os atletas de Santa Catarina têm treinado intensamente nos últimos meses, com sessões diárias que combinam preparação física, técnica de resgate e simulações de emergência.

— A ida da nossa equipe para a Austrália é um sonho que está se tornando realidade — afirmou antes da competição o Sargento BM Noé Medeiros, medalhista em dois mundiais de salvamento.

Apesar de realizado desde 1962, a primeira participação de um atleta do CBMSC foi em 2012, com o 2° Tenente BM Fábio Fregapani Silva, em um mundial em Adelaide, também na Austrália. Apesar de outras participações individuais, será a primeira participação de uma equipe de um Corpo de Bombeiros Militar do Brasil no evento.

Leia também

Izquierdo, jogador do Nacional-URU, morre aos 27 anos

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade