O Corpo de Bombeiros de Garopaba tenta, desde sábado, apagar um incêndio que se iniciou nesta sexta-feira. O fogo se espalha por uma região que margeia quatro bairros da cidade: Ambrósio, Areias de Palhocinha, Palhocinha e Pinguirito. Por atingir uma área de mangue e de difícil acesso, os bombeiros têm dificuldade em chegar ao foco do incêncido e apagá-lo completamente. A equipe deve passar a noite controlando as chamas para evitar que cheguem muito próximo às residências.

Continua depois da publicidade

Neste sábado, por volta das 17h30, o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros foi chamado para ajudar no combate ao fogo. O grupo atuou até às 20h e, ao final do dia, retornou à base. De acordo com o Major Lúcio, que atuou na ocorrência, a vegetação, seca na parte superior e banhada embaixo, provoca labaredas de fogo alto. Caso o fogo persista, eles retornarão ao local no domingo.

Não se pôde precisar o motivo do incêndio mas, segundo o major, o fogo se iniciou por causa humana pois não havia condições atmosféricas propícias para combustão espontânea.

Incêndio frequente

Continua depois da publicidade

Segundo o Cabo Paulo, do Corpo de Bombeiros de Garopaba, devido à dificuldade em atingir o foco principal do incêndio, a solução é esperar que venha a chuva para amenizar o fogo ou aguardar até que toda a vegetação seja consumida. E, enquanto isso, monitorar as labaredas para evitar que atinjam cercas ou chegue próximo às casas provocando estragos maiores.