Bombeiros de 17 estados estão participando do Holmatro Rescue Experience, evento promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina com parceira de empresas automotivas e de ferramentas, que iniciou nesta terça-feira, em Chapecó.
Continua depois da publicidade
São 174 inscritos que vão passar por 12 oficinas simulando resgates de acidente de veículos com caminhão ou entre veículos de passeio. Uma das novidades é um resgate em carro elétrico, com equipamentos elétricos.
De acordo com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Catarina, tenente-coronel Hilton de Souza Zeferino, foram doados 75 veículos pelas empresas e também pela Receita Federal, para treinamento.
– Nos primeiros dois dias termos workshops com os últimos lançamentos em ferramentas de resgate e o objetivo é treinar nossas equipes para que elas reduzam o tempo de resposta no resgate de vítimas em acidentes – disse Zeferino.
Ele lembrou que Santa Catarina tem um elevado número de acidentes de trânsito, pelo relevo acidentado. Somente nos cinco primeiros meses foram registrados 613 acidentes nas nove bases da região de Chapecó.
Continua depois da publicidade
O evento conta inclusive com instrutores da Colômbia. De acordo com o comando do Bombeiro esse é o terceiro ano que Chapecó sedia um evento nacional de resgaste veicular, graças à boa estrutura de pavilhões no parque do bairro Efapi.
Na quinta-feira começa o Desafio Catarinense de Resgate Veicular. São 20 equipes que vão competir em provas de até 10 minutos para resgatar uma vítima, e até 30 minutos para resgate em acidente com duas vítimas.
– Ganha quem fizer o resgate em menos tempo com menor número de erros. Os três primeiros se classificam para a etapa nacional, em Brasília. Os três melhores na etapa nacional vão par ao mundial de resgate veicular – disse Zeferino.
A visitação é gratuita e haverá bombeiros orientando o público.