As altas temperaturas causaram aumento nos registros de incêndio em mata, segundo dados do 3ª Batalhão de Bombeiros Militar, em Blumenau. Em 2013 foram registrados 28 incêndios e de em janeiro até ontem já ocorreram 24 queimadas, sendo que 17 só neste mês na cidade. Os bombeiros ressaltam que o calor colabora para que o fogo se alastre rapidamente, podendo invadir áreas residenciais. A maioria dos incêndios ocorre em terrenos baldios, após a queima de lixo e móveis.
Continua depois da publicidade
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. No dia 9 deste mês, uma área de vegetação de difícil acesso no bairro Dom Joaquim em Brusque pegou fogo e os bombeiros levaram dois dias para combater as chamas. O major José Gamba Jr, comandante do Corpo de Bombeiros de Blumenau, afirma que as ocorrências na temporada de verão são uma grande preocupação da corporação, já que o cenário é propício para as chamas se alastrarem, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar:
– Já tivemos o registro de grandes sinistros em Blumenau, Massaranduba, Nova Trento e ontem em Florianópolis. Os casos têm se agravado muito em razão das atuais condições climática, acarretando em um acúmulo de serviço dos bombeiros e desguarnecendo algumas cidades que ajudam no combate.
Segundo ele, muitos desses incêndios ocorrem em locais de difícil acesso onde nem viaturas conseguem chegar, colocando os bombeiros em contato direto com o fogo. Ele ressalta que a demanda pode colocar em risco o atendimento emergencial em grandes municípios, já que há necessidade do descolamento de unidades de outras cidades, como foi o caso do incêndio da BR-470, que usou viaturas de Itajaí, Navegantes e Brusque.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira, outro grande incêndio foi registrado na região, quando o o Corpo de Bombeiros de Itajaí, com apoio de Navegantes e Brusque, controlou as chamas que atingiram cerca de seis quilômetros de vegetação às margens da BR-470 após cinco horas de trabalho. As chamas se alastraram em diversos focos a partir do Km 14, em Navegantes, até o Km 20, em Ilhota.