O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (26) para combater novos focos de incêndio no Parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Este foi o terceiro dia consecutivo de trabalhos no local, que já teve cerca de 15 hectares destruídos pelas chamas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o portal G1, o trabalho foi realizado com com o auxílio de um helicóptero, que jogou água sobre os locais onde a fumaça voltou a aparecer. Ninguém se feriu.
Além deste incêndio, os Bombeiros precisaram atender um novo chamado de incêndio, na mata rasteira que fica no bairro Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha, onde já foram registradas outras situações semelhantes.
Ação humana
Em entrevista ao Jornal do Almoço, na NSC TV, o capitão Arthur Júnior, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, disse que as causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas. No entanto, em uma primeira averiguação, já foi possível identificar indícios de que o fogo começou por causa humana.
— Numa primeira investigação realizada no local já identificamos que existem indícios de causa humana, porém ainda não tem confirmação se foi intencional ou acidental. Muitas pessoas fazem queimadas (para manejo de solo) e, neste período de estiagem junto com as condições climáticas, se favorece o incêndio florestal — explica o capitão. Ainda conforme Júnior, os bombeiros vão seguir monitorando o local.
Continua depois da publicidade