A fumaça provocada pelas chamas de um incêndio florestal no Rio Vermelho, em Florianópolis, assustou moradores de outros bairros no final da tarde desta quarta-feira (11). O fogo ocorreu em uma área de vegetação turfa, no Norte da Ilha de SC, mas os reflexos tomaram proporções maiores: a fumaça chegou a ser vista do Itacorubi, no Leste.
Continua depois da publicidade
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o primeiro chamado ocorreu às 14h50min, momento em que inciaram os trabalhos, junto com equipes da Polícia Militar Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Por ser um terreno de turfa – material formado por espécies vegetais decompostas -, o combate ficou mais difícil e demandou o uso de máquinas para realizar a limpeza do terreno.
Por volta das 17h, moradores do Itacorubi perceberam a fumaça, em grandes proporções. Até às 19h, o trabalho ainda não havia sido encerrado. Os Bombeiros informaram, também, que ainda existem pequenas chamas no local, porém tranquiliza a população sobre a fumaça, que não condiz com a dimensão do incêndio, já que, mesmo que já queimada, a turfa ainda libera bastante fumaça.
Veja imagens do incêndio
Continua depois da publicidade