Os Bombeiros Voluntários capturaram uma cobra em uma loja de eletrodomésticos na Zona Leste de Joinville. O animal foi encontrado por funcionários por volta das 9h desta quinta-feira (31), no estabelecimento que fica na Rua Tuiuti no bairro Aventureiro.

Continua depois da publicidade

O animal foi retirado pela guarnição e devolvido à mata. No ano passado, os bombeiros capturaram 190 cobras em Joinville. Já neste ano, até 30 de janeiro, foram 19 animais.

Como são ectotérmicas – que não são capazes de controlar a temperatura corporal, as serpentes vão atrás de umidade e lugares frios em dias de muito calor para diminuir a temperatura do corpo. Por isso, é comum os bombeiros encontrarem as cobras escondidas em cantos escuros e frios, como embaixo de pias e tanques.

Principais orientações

Uma picada da cobra pode até ser fatal, tudo vai depender de fatores como a dose do veneno, a idade da vítima e estado de saúde da pessoa. Silvério alerta que o veneno das serpentes não age instantaneamente no organismo, demorando de quatro a seis horas para começar a aparecer os sintomas. Este período é o tempo máximo indicado para o paciente procurar um hospital.

A principal orientação é que as pessoas não se aproximem, cutuquem e nem matem estes animais ao encontrá-los em ambientes urbanos. Ao avistar uma cobra, é preciso isolar a área, retirar crianças e animais de estimação e acionar os bombeiros pelo telefone 193.

Continua depois da publicidade

Fora o veneno, a picada das serpentes ainda pode ser fatal por causar infecções às pessoas ou transmitir bactérias, já que elas vivem em locais sujos e se alimentam de animais, como ratos e baratas.