Uma criança de dois anos se afogou em uma piscina no bairro Nações, em Indaial, na tarde de domingo (29). A família sentiu falta da menina e quando a encontrou ela já estava inconsciente, dentro da água. Assim que perceberam a situação, retiraram a pequena da piscina e acionaram os bombeiros, que passaram as primeiras orientações por telefone e ajudaram a salvá-la através da ligação.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias do Santa direto no seu WhatsApp. Clique aqui.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, as primeiras manobras de reanimação feitas pela família ajudaram a salvar a vida da criança. Quando os bombeiros chegaram ao local, ela estava com batimentos cardíacos estabilizados e consciente.
Após fazer o atendimento, a criança foi levada ao Hospital Beatriz Ramos, e segundo as primeiras avaliações da equipe médica, a menina estava bem.
O que fazer quando uma criança se afoga em piscina
O Corpo de Bombeiros orienta que em caso de afogamento a pessoa deve ser retirada o mais rápido possível da água. A primeira coisa a verificar é se a criança está respirando. Se sim, ela deve ser mantida acordada em posição de repouso até o socorro chegar, com a barriga virada para baixo e a cabeça um pouco mais baixa que o corpo.
Continua depois da publicidade
Se a criança estiver inconsciente, deve ser deitada de lado, com o queixo empurrado para baixo, como se ela estivesse abrindo a boca. Se não voltar a respirar, deve-se iniciar as compressões no peito — importante que seja no chão duro — sem dobrar os cotovelos e com os braços esticados. Não se deve parar as compressões até o socorro chegar ou a criança voltar a respirar.
> Calor e piscina: fique atento para evitar afogamentos
*Sob supervisão de Bianca Bertoli