Uma imagem registrada após um incêndio em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, chamou a atenção na manhã desta terça-feira (8) e repercutiu nas redes sociais. A foto mostra o momento em que o Bombeiro Comunitário Jonas da Silveira acolhe um idoso de 63 anos que foi resgatado do apartatamento onde morava, no centro da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As equipes de resgate foram acionadas por volta das 7h e uma fumaça escura, provocada pelas chamas, podia ser vista a metros de distância. Segundo o sargento Lemos, da 3ª CIA de Braço do Norte, ao chegarem no prédio localizado na rua Sete de Setembro, os bombeiros não tinham a informação exata sobre o imóvel onde as chamas começaram e se havia moradores ali.
— A informação era que tinha fogo no terceiro andar do prédio e a gente entrou. Quando a gente chegou no terceiro andar já tinha um vizinho tentando arrombar a porta com um extintor. Quando arrombamos a porta, o fogo estava na cozinha — disse o sargento.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o morador de 63 anos foi encontrado em um dos quartos do imóvel.
Continua depois da publicidade
— Fomos fazendo uma busca e vimos ele no quarto ao lado; estava próximo a uma janela. Colocamos um cobertor sobre ele para passar perto da cozinha que estava muito quente e conseguimos sair do apartamento. Ele [o morador] estava consciente, conseguia caminhar um pouco, mas ele inalou muita fumaça e tinha queimaduras pelo corpo — relata.
> Bombeiros de SC vão enviar duas equipes para ajudar nas buscas em Petrópolis
Ao sair do prédio, o idoso que estava com queimaduras de segundo e terceiro grau nos braços, pernas, costas, face e na cabeça, foi colocado sentado em uma escada por alguns minutos, até a chegada da guarnição que o levaria para o Hospital de Braço do Norte. Nesse momento, o morador foi amparado pelo Bombeiro Comunitário Silveira e a imagem emocionante foi registrada.
— É a sensação de missão cumprida. Quando a gente entra pro Corpo de Bombeiros, principalmente eu que sou Bombeiro Comunitário, fazemos um juramento para servir e proteger. Quando esse senhor foi retirados pelos militares lá de dentro, ele estava perturbado com aquela situação, fora as queimaduras… A sensação que tenho é de tentar proteger alguém como se tu tivesse se protegendo ou protegendo alguém da tua família. Essa foi a minha preocupação, de tentar estabilizar o máximo para que a dor que ele estava sentindo não fosse maior do que a dor da perda dele vendo um incêndio em seu apartamento — diz o BC Silveira.
Mesmo sendo a pessoa exposta na foto, o bombeiro ressalta a importância do trabalho em conjunto que foi feito no combate às chamas.
Continua depois da publicidade
— Como bombeiros comunitários recebemos todo o apoio, todo o incentivo, todo o treinamento com os bombeiros militares. Isso é muito bom para nós. Então saber que uma foto dessa repercutiu é muito gratificante, muito gratificante mesmo. É a sensação de missão cumprida, é sensação de que uma vida foi salva — afirma.

Leia também
Mais de 10 cidades já dispensaram uso de máscara em SC; veja lista
Florianópolis vai usar imagens de satélite a cada 24 horas para combater ocupações irregulares
Ladrão invade carro em Blumenau, causa confusão e culpa ato por noite de bebedeira