A prefeitura de Tubarão, no Sul do Estado, iniciou os testes de bombas hidráulicas elevatórias de escoamento usadas para tentar prevenir possíveis desastres relacionadas a chuva. A previsão é de que o volume chegue aos 200 milímetros na região entre esta quinta (15) e sexta-feira (16) devido a um ciclone que atua na costa catarinense.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a Defesa Civil, os testes são executados a cada 20 dias nas bombas que estão localizadas na Margem Esquerda e na Rua Lauro Müller, sob caráter de manutenção preventiva. Nesta quarta-feira (14), testes extras também foram feitos para garantir o funcionamento dos equipamentos caso seja necessário acioná-las em uma eventual emergência.
Aulas canceladas e ruas alagadas: os impactos do ciclone em Florianópolis
O objetivo das bombas é escoar as águas do sistema pluvial de bairros como Dehon e Humaitá, e da região central da cidade. O acionamento ocorre quando o nível do Rio Tubarão atinge 3,70 metros acima do leito normal, com o fechamento das comportas. O município possui, ainda, bombas tratorizadas para casos de emergência, que são acionadas de forma manual.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a prefeitura, outras ações também foram realizadas nos últimos dias com o intuito de evitar possíveis estragos. Entre elas a limpeza de bocas de lobo nas avenidas Padre Geraldo Spettmann, Patrício Lima e Pedro Zapeline, e nas ruas Coronel José Martins Cabral, Tereza Martins de Brito e Altamiro Guimarães.
Também foram montados cinco abrigos, com apoio das fundações de Desenvolvimento Social e de Educação, para atender pessoas idosas, em situação de rua e a população em geral durante o período de chuvas.
— A população deve ficar atenta às regiões mais baixas e de encostas de morros, em virtude de que, como existe a possibilidade de altos volumes de chuva em pouco espaço de tempo, poderemos ter situações de deslizamento ou desbarrancamento, o que faz com que quem more nestes locais devam prestar atenção a estalos, ruídos ou outras indicações de que o terreno possa estar cedendo — pontua o coordenador de Proteção e Defesa Civil Diego Goulart.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a região Sul está em alerta máximo para o risco de alagamentos e deslizamentos entre esta quinta (15) e sexta-feira (16) por conta da formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Confira cuidados com o frio e com a chuva
- Atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua
- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias
- Procure se agasalhar bem e beber bastante água
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Leia também:
Frio e chuva em SC: veja a quem pedir ajuda em casos de alagamento e hipotermia
Debaixo de guarda-chuva, Jorginho Mello faz alerta aos catarinenses