Uma bomba caseira explodiu do lado de fora do banco Alpha Bank, em Atenas, nesta quinta, dia 13, sem deixar feridos. Em carta enviada a um jornal local, um grupo grego assumiu a autoria das três explosões ocorridas na cidade na semana passada, dizendo que elas eram um protesto contra o forte esquema de segurança para a Olimpíada.

Continua depois da publicidade

O grupo “Luta Revolucionária” disse ao jornal To Pontiki que as explosões da semana passada do lado de fora de uma delegacia eram uma resposta aos planos de segurança para os Jogos.

– Em relação aos Jogos Olímpicos, podemos dizer que a transformação da Grécia numa fortaleza, o envolvimento da Otan, a presença e as atividades de unidades de inteligência estrangeiras mostram claramente que (as Olimpíadas) não são um festival como os organizadores dos Jogos dizem, mas uma guerra. Todos os membros representando o capital internacional, os assassinos mercenários globais e autoridades de Estado, assim como turistas olímpicos ocidentais abastados planejando estar aqui, não são bem-vindos – afirmou o grupo em um comunicado enviado ao jornal.

O dispositivo que explodiu nesta quinta era feito de latas de gás. Uma equipe antibombas também localizou uma sacola contendo outra bomba similar do lado de fora de uma agência do banco HSBC, do outro lado da rua. Essa bomba não explodiu.

A Grécia está investindo cerca de um bilhão de euros na segurança da Olimpíada, muitas vezes a quantia gasta nos Jogos anteriores, em Sydney (2000), e terá assistência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Continua depois da publicidade

Com informações da agência Reuters.