Os julgamentos de uma das maiores feiras de gado leiteiro de Santa Catarina começam nesta sexta-feira em Lages. A solenidade de abertura da 17ª Mercoleite ocorreu na noite de quarta-feira, no Parque Conta Dinheiro, e reuniu cerca de 40 produtores que, no total, estão expondo 400 animais das raças Jersey e Holandesa.
Continua depois da publicidade
O evento, que é uma parceria entre a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e a Associação de Produtores de Leite (Aproleite), já é tradicional na Serra Catarinense, principalmente por ser o pontapé inicial das feiras de bovinos do Estado.
Os produtores e negociadores vêm de toda a região Sul do país, mas os animais expostos são todos catarinenses. Os julgamentos morfológicos, que premiam os animais com melhores características das raças Jersey e Holandesa, acontecem hoje e amanhã, e a premiação dos vencedores fica para o domingo.
Paralelo ao julgamento pela genética e qualidade dos animais, acontece também o Torneio Leiteiro, que premia as vacas mais produtivas. A presidente da ACCB, Maria Rosinete Souza Effting, diz que a expectativa é que o evento se mantenha no nível dos anos anteriores, já que o número de produtores sempre se mantém.
Continua depois da publicidade
– O objetivo deste evento é abrir a temporada de feiras de bovinos no nosso Estado, além de ser uma ótima oportunidade de negócio e de troca de experiências por parte dos produtores – afirma a presidente.
O primeiro dos eventos do ramo Coordenador da Aproleite, o agrônomo Humberto Silveira de Souza afirma que a Mercoleite é um evento muito importante, principalmente por ser o primeiro dessa categoria do ano. Segundo ele, a feira serve para que os criadores preparem e melhorem seus bovinos para o decorrer do ano.
– Além da demonstração e do suporte que a Mercoleite fornece aos participantes, os criadores conhecem novas técnicas de melhorias e podem trocar ideias com criadores de várias regiões. Esta troca é muito válida para o setor – afirmou Souza.
Continua depois da publicidade
Mas o diferencial da Mercoleite deste ano não está nos bovinos. Nesta edição, a novidade fica por conta de uma parceria entre a 5ª Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo e o 6º Leilão do Cavalo Crioulo da Serra Catarinense, que acontecem nos mesmos dias e no mesmo local da feira. A integração, segundo Maria Rosinete, deverá acarretar em um público maior e mais diversificado.