O município de Bom Jardim da Serra é uma joia escondida no coração da Serra catarinense. Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, clima frio e atrativos turísticos, a cidade atrai visitantes que buscam beleza natural, história rica e experiências culturais autênticas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O inverno rigoroso com baixíssimas temperaturas, fazem do município serrano um dos mais procurados nesta época pelos turistas, que veem no frio um grande atrativo. Mas, Bom Jardim da Serra tem muito mais a oferecer do que somente o frio.

Rio Rufino vista de cima: fotos mostram encanto das cascatas de pequeno município da Serra de SC

Há tantas belezas no município que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-lo de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, “Cambajuva”. Atualmente, Bom Jardim da Serra é conhecida como “Capital das Águas” pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

Continua depois da publicidade

A história do município

Foi lá pelo ano de 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro, que surgiu o município. Os primeiros colonizadores abriram uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze, e muito tempo depois passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro.

Por ter sido colonizada por tropeiros, Bom Jardim da Serra possui hoje uma forte cultura gaúcha que leva o costume de um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural. Mas, são suas belezas naturais que fazem o sucesso do município. O principal destaque fica para a Serra do Rio do Rastro. Essa estrada sinuosa, considerada uma das mais espetaculares do mundo, e que oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Estrada essa que faz de Bom Jardim da Serra o grande portal da Serra catarinense, e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, seguindo serra adentro. Para os turistas que visitam Bom Jardim da Serra, há uma variedade de atividades para todos os gostos.

Cânion das Laranjeiras

Onde os visitantes podem fazer trilhas e admirar a grandiosidade da natureza no Mirante dos Pinheiros. O Laranjeiras é um cânion é composto por formações rochosas imponentes e desafiadoras. Além disso, possui diversas nuances, uma mais bonita que a outra. O local pode ser desbravado através de uma caminhada de 2,5 quilômetros por trilha em meio à natureza.

Continua depois da publicidade

Cânion da Ronda

É tão espetacular e imperdível quanto o das Laranjeiras. A natureza no local é exuberante e fascina a todo instante, nem o frio no penhasco de 1.448 metros de altura consegue limitar a beleza desta região. O Cânion da Ronda fica próximo ao parque eólico de Bom Jardim da Serra, outro ponto turístico imperdível do município.

Cânion do Funil

É o terceiro principal cânion do município. Seus penhascos com formas pontiagudas são o grande diferencial deste lugar, que tem um total de dois quilômetros, numa largura que varia de 500 a 1000 metros dependendo do ponto.

Outro local muito procurado é a Cascata da Barrinha, que fica entre a Serra do Rio do Rastro e Urubici. Ela possui uma piscina natural, com água muito gelada, mas que encanta pela sua transparência. Para chegar até a queda d’água, o acesso é gratuito e se dá através de uma escadaria.

O grande portal da Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra, é um destino que combina história, cultura e natureza de maneira única. Seja para um passeio romântico, uma aventura ao ar livre ou uma imersão cultural, a cidade oferece uma experiência inesquecível para todos os visitantes.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Bom Jardim da Serra

Leia mais

A cidade de SC que tem o recorde da menor temperatura do Brasil dos últimos 30 anos

São Joaquim vista de cima: frio, vinhos de altitude e paisagens encantadoras