Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, inicia sete dias de fechamento total de serviços não essenciais, o “lockdown”, a partir desta segunda-feira (20). O decreto 111/2020, assinado pelo prefeito Serginho Rodrigues de Oliveira neste domingo (19) definiu medidas temporárias para visar a contenção do coronavírus na cidade.
Continua depois da publicidade
O que é lockdown? Entenda a medida e para que ela serve
O ponto turístico mais conhecido da cidade, o Mirante da Serra do Rio do Rastro, ficará fechado por uma semana, assim como outras atrações turísticas particulares. O comércio fica fechado pelo mesmo período, assim como outros negócios que não estejam autorizados a funcionar conforme a determinação municipal.
O decreto reforça que é obrigatório o uso de máscara em todos estabelecimentos aptos a abrir e também na rua, e que a organização de filas e marcação para distanciamento é responsabilidade dos administradores desses locais.
Continua depois da publicidade
PM registra quase 7 mil ocorrências de desrespeito a restrições em SC no fim de semana
Ficam mantidos somente os serviços essenciais, conforme o decreto:
– tratamento e abastecimento de água;
– geração, transmissão e abastecimento de energia elétrica e gás;
– postos de combustível, sem o funcionamento das lojas de conveniência;
– assistência médica e hospitalar;
– distribuição e comercialização de medicamentos em farmácia, com limite de três pessoas por vez dentro dos locais;
– distribuição e comércio de gêneros alimentícios em supermercados, mercados e minimercados, limitado a uma pessoa por família durante as compras;
– restaurantes e lanchonetes somente no sistema delivery;
– captação e tratamento de esgoto;
– processamento de dados ligados a serviços essenciais;
– serviço público em regime de serviço interno.
Brasil registra mais 716 mortes por coronavírus e chega a 79.488 óbitos pela doença
Conforme os dados do coronavírus divulgados pelo Governo do Estado no domingo (19), Bom Jardim da Serra tem um caso confirmado da doença até o momento, registrado no início de junho. A cidade tem 4,7 mil habitantes e fica na parte mais alta da Serra do Rio do Rastro, às margens da SC-390.
Continua depois da publicidade
A prefeitura informou que irá funcionar em regime interno, e disponibilizou telefones de contato para os moradores em caso de dúvidas: prefeitura (49) 3232.0197, unidade básica de saúde (49) 3232.0195 e hospital (49) 3232.0277.