O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira dama Michelle cumpriram agenda neste sábado (29) em Santa Catarina. O casal participou do encontro do PL Mulher em Florianópolis, evento que busca incentivar mulheres e jovens do partido à participação política. Na passagem, eles falaram sobre a polêmica do PIX e reforçaram a importância da participação feminina na mudança do país.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com atraso, o encontro do PL Mulher começou por volta das 10h45, no Stage Music Park, em Jurerê, em Florianópolis. Por volta das 9h30, dezenas de apoiadores já aguardavam pra entrar no local onde ocorreu o evento, alguns portando bandeiras do Brasil. Alguns pessoas também trouxeram cartazes em apoio a Michelle e Bolsonaro.
Além disso, do lado de fora, vendedores ambulantes comercializavam faixas e bandeiras do Brasil as pessoas que chegavam para participação.

Entre as lideranças femininas presentes no evento estavam as deputadas Daniela Reihner, Caroline De Toni e Ana Campagnolo, e as prefeitas de Rancho Queimado, Cleici Aparecida Veronezi, de Vagem, Milena Lopes, e de Água Doce, Nelci Fátima Trento Bortolini. A cada passagem entre o público, as parlamentares eram ovacionadas e tiravam fotos com apoiadores.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, as deputadas, vereadoras e prefeitas eleitas pelo PL discursaram aos apoiadores. Na maioria das falas, elas reforçaram a importância de garantir os direitos da família, o papel da mulher na política, além de ataques aos discursos de esquerda.
Michelle chegou por volta das 11h. Muito ovacionada, andou por todo o perímetro do local, parou para tirar fotos e agradecer apoiadores.
Em discurso, Michelle reforça papel da mulher na política
Ao todo 32 caravanas vieram para o evento do PL Mulher. Antes do discurso, Michelle e a deputada Julia Zanata lideraram a “chamada” dos apoiadores, citando cada uma das cidades presentes.
Em seguida, Michelle iniciou o discurso falando sobre a importância da força feminina dentro da política, principalmente para para fazer “fazer a diferença” e “mudar a história”.
Continua depois da publicidade
— Nós temos que fazer algo novo na história da política brasileira. Queremos estar com essas mulheres para que elas consigam se eleger. […] Seu chamado ali para fazer a diferença, que você vai vencendo sempre. [..] Fazendo diferença para contar a história da sua cidade, para mudar a história desse trabalho — disse.
Além disso, relembrou o atentado sofrido por Bolsonaro durante as eleições de 2018 e falou que ele foi “grande líder que resgatou o amor à pátria”.
Michelle reconheceu, ainda, uma moradora de São Francisco do Sul e pediu para que ela subisse ao palco. Ela e o ex-presidente passaram férias no município do Litoral Norte algumas vezes durante o mandato e, em uma das idas ao município, visitou a apoiadora. Bastante emocionada, a mulher disse que amava a ex-primeira-dama no discurso.
Bolsonaro toma caldo de cana e fala sobre Pix
Bolsonaro chegou acompanhado de Jorginho ao final do evento, por volta do meio-dia. Antes, ele fez uma visita surpresa ao Mercado Público de Florianópolis, onde tomou caldo de cana e tirou fotos com apoiadores.
Continua depois da publicidade
Bastante ovacionado, ele aproveitou para tirar fotos com as pessoas que participavam do evento. Toda a trajetória foi marcada por gritos de “mito” por parte dos participantes.
Durante o discurso, agradeceu os apoiadores pelos R$ 17 milhões recebidos na sua conta pessoal via Pix, entre os dias 1º de janeiro e 4 de julho deste ano. A informação foi divulgada em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
— Obrigado a todos que colaboraram comigo no Pix a poucas semanas […] Da pra pagar todas as contas e ainda sobra um dinheiro pra tomar um caldo de cana — disse o ex-presidente.
Após falar por oito minutos, ele deixou o local junto com o governador Jorginho Mello. Os dois foram para Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, onde participam da Festa do Agricultor. Antes, ele fez uma visita surpresa ao Mercado Público de Florianópolis, onde tomou caldo de cana e tirou fotos com apoiadores.
Continua depois da publicidade
O evento do PL Mulher contou ainda com a presença do filho de Bolsonaro, Jair Renan, e do maquiador de Michelle, Agustín Fernandez que foram tietados pelo público.

“Paga as contas e sobra para tomar um caldo de cana”, diz Bolsonaro em SC sobre Pix
Agenda de Bolsonaro em SC
Bolsonaro chegou ao Estado no começo da tarde desta sexta-feira, quando desembarcou no aeroporto de Florianópolis. Ele almoçou em um restaurante de São José, onde tirou fotos com eleitores que estavam no local. Ele fez uma rápida fala a deputados e apoiadores em que agradeceu o apoio de catarinenses e criticou a divulgação do Coaf do relatório que indicou o recebimento de R$ 17 milhões via Pix entre janeiro e julho. A defesa do ex-presidente afirma que o valor é referente a doações de eleitores e criticou a divulgação de informações bancárias do ex-presidente.
À tarde, Bolsonaro ainda fez uma visita-surpresa ao comando-geral da PM e, à noite, a programação foi um jantar com deputados na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, residência oficial do governador e local em que o ex-presidente está hospedado.
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira visita de Bolsonaro e Michelle a SC após o segundo turno das eleições e, também, depois de ele ter a inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral, em junho deste ano. Por conta disso, a agenda carrega significados políticos em um novo momento do bolsonarismo.
A visita desta semana a Santa Catarina é vista como parte de um possível marco inicial de um giro de Bolsonaro pelo país. Além disso, busca fortalecer o partido para as eleições municipais de 2024. O tema já foi explorado em conversas de parlamentares catarinenses com o ex-presidente.
Leia também
Em SC, Bolsonaro critica divulgação do Coaf sobre valor recebido: “A palavra do dia é Pix, né?”
Bolsonaro chega a SC, posa para fotos em almoço e faz visita surpresa a comando da PM
Roteiro de Bolsonaro e Michelle em SC tem jantar com apoiadores e evento do PL Mulher