*João Pedro Pitombo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) curtiu a praia neste sábado (28) na Bahia usando a camisa do Tubarão, time do Sul de Santa Catarina. Foi seu primeiro dia de descanso neste fim de ano. Bolsonaro chegou à praia de Inema, na Base Naval de Aratu, por volta das 11h30min, acompanhado da filha mais nova, Laura, 9, e de um grupo de cerca de 30 pessoas.
Continua depois da publicidade
Com a camisa do Tubarão, Bolsonaro passou a maior parte do tempo em uma área isolada por cones embaixo de uma árvore, junto à praia. No espaço, havia uma mesa, sombreiros e uma churrasqueira.
Depois, o presidente caminhou pela faixa de areia. Foi cumprimentado e tirou fotos com militares e seus familiares que moram dentro da Base Naval. Por volta das 15h, após o tempo ficar chuvoso, ele deixou a praia.
Bolsonaro viajou sem a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que ficou em Brasília porque passará por uma cirurgia nos próximos dias. Na sexta-feira (27), quando cumprimentou um grupo de eleitores antes do embarque na porta do Palácio da Alvorada, o presidente não deu detalhes sobre o procedimento cirúrgico. Segundo ele, "é coisa besteira".
Continua depois da publicidade
Na entrada da residência oficial, a primeira-dama também foi questionada sobre o assunto e disse apenas que "não é nada grave". Ela deve passar a virada do ano com familiares em Brasília. O presidente fica na Bahia até 5 de janeiro, quando retorna para Brasília.
A Base Naval de Aratu fica localizada na península de Paripe, na baía de Todos os Santos. Cercada por mata atlântica, a praia privativa tem areia branca e água verde esmeralda. O local era destino favorito da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante os feriados do Réveillon e do Carnaval. A petista passou quatro anos seguidos o recesso de fim de ano na base militar.
Como sua sucessora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também passou quatro anos seguidos o Réveillon na praia reservada. Em janeiro de 2010, ele foi fotografado carregando uma caixa de isopor na cabeça.