O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (6) que realizará um novo exame para detectar se contraiu o coronavírus. O resultado deve sair na terça (7). A decisão foi tomada após ele apresentar sintomas da doença. No sábado (4), Bolsonaro cumpriu rápida agenda em SC para vistoriar os estragos causados por um ciclone.
Continua depois da publicidade
> Carlos Moisés disse a Bolsonaro que tomou cloroquina para tratar coronavírus
– Eu vim do hospital, fiz uma chapa do pulmão, tá limpo pulmão. Vou fazer exame do Covid agora pouco, mas está tudo bem – disse Bolsonaro, ao chegar ao Palácio da Alvorada.
As declarações foram transmitidas por um canal bolsonarista no YouTube. O presidente, que tem 65 anos de idade, não esclareceu a razão que o levará a fazer um novo teste nem informou se apresenta sintomas da doença.
Desde o início da crise mundial do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem dado declarações nas quais busca minimizar os impactos da pandemia e, ao mesmo, trata como exageradas algumas medidas que estão sendo tomadas no exterior e por governadores de estado no país.
Continua depois da publicidade
> Em março, Bolsonaro se negou a apresentar teste que tinha dado negativo
Nos protestos de 15 de março, por exemplo, Bolsonaro desrespeitou recomendações do Ministério da Saúde e cumprimentou apoiadores.
– Se eu resolvi apertar a mão do povo, desculpe aqui, eu não convoquei o povo para ir às ruas, isso é um direito meu. Afinal de contas, eu vim do povo. Eu venho do povo brasileiro – afirmou.
Depois, em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, falou em “gripezinha ou resfriadinho”.