Numa votação que espelha as afinidades dos líderes nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o primeiro turno da eleição em Israel, país que ao lado dos EUA sob Donald Trump foi seu maior parceiro político no começo do mandato -os evangélicos da base de apoio bolsonarista são próximos do Estado judeu por motivos religiosos, já que algumas correntes creem que só o estabelecimento de Israel permitirá a volta de Cristo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Lá, Bolsonaro teve 45,97% dos votos válidos, ante 39,36% do petista. Ainda assim, o presidente perdeu apoio: em 2018, ganhou com 66,55% sobre Fernando Haddad (PT), que teve 6,8%.
Já na Palestina, a votação em Ramallah foi esmagadoramente pró-Lula: 84,8% a 7,4%. É um reflexo tanto da política pró-Israel de Bolsonaro quanto da proximidade histórica do PT com a Organização para a Libertação da Palestina.
Lula também vence na Austrália e Nova Zelândia
Boletins de urnas divulgados por brasileiros que moram no exterior mostram resultados das votações para a presidência da República em diferentes países, embora não de forma oficial – já que a divulgação final será feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir das 17h.
Continua depois da publicidade
AO VIVO: acompanhe o dia de votação das Eleições 2022 em Santa Catarina
No exterior, há a votação apenas para Presidente da República. No Brasil, também serão votados nomes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador.
O primeiro local a abrir e a concluir a votação foi Wellington, capital da Nova Zelândia -que está 16 horas à frente do Brasil pelo fuso horário.
Segundo informações do boletim de urna fixado na embaixada brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 329 votos de um total de 458, “vencendo” no país com 71%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 71 votos.
Na Austrália, Lula também foi o que angariou mais votos. De acordo com a SBS, TV pública da Austrália, Lula obteve 3.672 votos contra 1.917 de Bolsonaro -uma disputa de 54,8% contra 28%.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
A SBS afirmou que, dos 15.390 eleitores aptos a votar no primeiro turno na Austrália, 44% compareceram às urnas -um total de 6785 pessoas.
Boletins de urna em Sydney, Brisbane, Melbourne, Camberra e Perth apresentaram vitória do petista.
Filas são registradas em cidades europeias. O movimento dos brasileiros em direção às embaixadas gerou filas longas em diversas cidades da Europa, segundo relatos publicados nas redes sociais.
* com Igor Gielow
“Alguém tá conseguindo dormir?”: famosos relatam insônia na véspera das Eleições 2022